No Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda (22), é importante ressaltar atitudes que cooperam para o uso racional e também alternativas que promovam a economia da água e a sua preservação.
Percebemos o quão importante a água é para nós quando nos deparamos que quase tudo que fazemos envolve alguma participação desse recurso tão precioso. Além da sua importância para nossa sobrevivência, a utilizamos na lavagem de carros, roupas, da nossa casa, banhos, comida e outras funcionalidades.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Mas com frequência a água está faltando na torneira dos brasileiros, especialmente na região sul do país, onde o clima tem as suas vantagens e desvantagens, com períodos de chuvas e enchentes, mas também com períodos de seca intensa e prolongada.
Segundo dados da Defesa Civil de Santa Catarina, mais de 70 municípios decretaram estado de emergência pela falta de chuva e respectivamente de água, nos meses de outubro e novembro de 2020 por exemplo, tendo prejuízos graves nas lavouras de milho, na suinocultura, na avicultura e na bovinocultura de leite, principais atividades do estado.
Manifestando a minha preocupação com o assunto e com falhas no planejamento governamental e uso descuidado da água, apresentei o PL 5613/2016.
Com a intenção de garantir água nas escolas, para uso coletivo e especialmente para banheiros e a limpeza do ambiente escolar, sugeri a adoção de cisternas como alternativa viável e sustentável para evitar a falta de serviços essenciais prestados com o recurso aos alunos.
A construção de cisternas para armazenamento da água da chuva e a sua reutilização se faz necessária. Essa contribuição para a preservação do meio mais importante que temos de sobrevivência, a água, poderia ser adotada em todas as escolas, associadas a programas de educação ambiental para o uso da água, articulado entre os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Assim, renderemos frutos de consciência ambiental e de conservação dos recursos hídricos que os alunos levarão para o resto das suas vidas.
Além da vida dos estudantes e a preocupação com as escolas, a implantação de cisternas também tem importância para o setor agropecuário.
Portanto, é de suma importância a preservação das águas, da natureza e todos os nossos recursos naturais.
Por Celso Maldaner, Deputado federal — MDB/SC
Autor do PL 5613/2016 — (torna obrigatória a implantação de cisternas em escolas públicas para reutilização de água da chuva).