DestaquePolítica

BALANÇO: Ao término do primeiro mês de mandato, governo do estado divulga ações

Na área da Segurança Pública, o governo de Jorginho Mello adotou várias medidas para combater a criminalidade no estado catarinense e melhorar a qualidade do atendimento dos catarinenses vítimas de crimes. Em relação a Polícia Civil, outra preocupação do delegado-geral, Ulisses Gabriel, é incrementar as políticas de proteção às mulheres, com destaque para ações de prevenção e combate ao feminicídio. Também já está em vigor uma resolução que permite ao policial civil, que encerra sua carreira, ficar com arma funcional, a fim de proteger sua família e toda a comunidade. Além disso, agora o cidadão pode obter a certidão negativa de crime pela Delegacia Virtual.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

Sob o comando-geral do coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a Polícia Militar instituiu o programa PMSC 3.0, por meio do qual a instituição atingirá um nível de desempenho e eficiência ainda mais elevado. Desta forma, está sendo dada uma atenção significativa ao efetivo, fornecendo melhores condições de trabalho, de equipamento, de fardamentos modernos, comunicação, alimentação e tecnologias avançadas.

No Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) janeiro teve foco na segurança dos cidadãos. Quanto à Operação Veraneio, foram realizadas mais de 8 milhões de ações preventivas, promovendo um aumento de mais de 60% com relação ao mesmo período do ano anterior. Na semana em que a tragédia da Boate Kiss completou 10 anos, a corporação lançou uma operação de segurança contra incêndio em todo o estado. As equipes estão fiscalizando locais como bares, baladas e festas. As ações são focadas em orientar os cidadãos, promovendo a conscientização quanto aos itens indispensáveis para serem observados nestes locais como a quantidade de pessoas previstas no ambiente, as saídas de emergência e ainda se existe a utilização de artifícios pirotécnicos no interior das edificações, que são proibidos.

A Polícia Científica focou, em especial, no apoio à Operação Veraneio, de modo a garantir os serviços periciais a todos os cidadãos catarinenses e visitantes. No âmbito da gestão, a perita-geral Andressa Boer Fronza e a nova diretoria se dedicaram à transição, ao diagnóstico do panorama atual de cada pasta e ao início da construção do planejamento estratégico do Órgão Pericial.

Agricultura

A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural definiu as cotas do Programa Terra Boa para 2023. Esse ano, o Governo do Estado apoiará a aquisição de 210 mil sacas de sementes de milho; 500 mil toneladas de calcário; 4,5 mil kits forrageira; 1,2 mil kits apicultura e mil unidades de abelhas rainhas e 2 mil kits solo saudável. Além do incentivo ao cultivo de até 20 mil hectares de cereais de inverno. O Programa está previsto para ser lançado no dia 15 de fevereiro, em Pinhalzinho, durante a abertura do Itaipu Rural Show.

Defesa Civil

Eduardo Valente/Secom

O primeiro mês do ano foi marcado por chuvas intensas em algumas regiões do Estado, como Vale do Itajaí. A Defesa Civil de Santa Catarina e o Corpo de Bombeiros Militar também auxiliaram na pronta recuperação de municípios atingidos pelas fortes chuvas de janeiro como Ascurra e Rodeio, que registrou cinco vítimas fatais A Defesa Civil esteve no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em Brasília, para tratar sobre recursos para SC, com o objetivo de ajudar os municípios que sofreram com algum tipo de evento adverso e, consequentemente, tiveram que decretar Situação de Emergência nos últimos meses.

Educação

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou um diagnóstico das principais demandas das escolas catarinenses e definiu algumas prioridades, como a recuperação da rede elétrica para receber equipamentos tecnológicos. Para a construção do projeto da faculdade gratuita no segundo semestre, o governador Jorginho Mello iniciou reuniões com o setor envolvido e com outras secretarias. A proximidade com coordenadores regionais e gestores escolares também foi uma das prioridades do início da gestão. A SED realizou encontros para acolhimento, alinhamento de demandas do início do ano letivo e semana pedagógica e fortalecendo o diálogo com a comunidade escolar.

Na Educação Especial, o Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), confirmou para 2023 mais de R$ 234 milhões em repasses para as instituições especializadas. Os valores são referentes aos programas Modelo de Repasse Direto (MRD) e Lei 13.334/2005 (Fundo Social), os quais garantem a manutenção das atividades pedagógicas em 218 instituições conveniadas, como Apaess, AMAs, associações de surdos, beneficiando mais de 20 mil educandos com deficiência.

Meio Ambiente

Os primeiros 30 dias do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foram marcados por ações para garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Destaque para o aumento da frequência das coletas e análise de 82 pontos do Programa de Monitoramento da Balneabilidade com o objetivo de trazer uma resposta mais precisa e rápida das condições sanitárias das principais praias do Litoral catarinense à população. Também foram emitidas Licenças de Grande Porte, como a Licença Ambiental de Operação (LAO) para as Linhas de Transmissão entre os municípios de Itá, Pinhalzinho e Xanxerê da Agência Nacional de Energia Elétrica, e a Emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI), para a empresa Portonave dar continuidade às obras de ampliação no cais de atracação do Terminal Portuário de Navegantes. Obras estruturantes que beneficiarão o desenvolvimento do estado.

Cultura e Esporte

A Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promoveu no dia 12 de janeiro o 1º Sarau Cisne Negro. O evento, gratuito, contou com a participação de cerca de 20 artistas, entre os quais, contadores de histórias, poetas e músicos. Além do lançamento do pré-calendário com as datas dos eventos e jogos esportivos, foi feito um levantamento da história dos eventos que a Fesporte está presente, para a criação de materiais que divulguem e incentivem as escolas a participarem das próximas edições.

Ciência, Tecnologia e Inovação

O futuro secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, trabalha desde o dia 2 de janeiro na estruturação e organização da pasta e participou de reuniões e eventos para discussão de ações de políticas públicas que devem ser lançadas no primeiro trimestre. Foi o caso de encontros com lideranças e diretores da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Todas as conversão são norteadas pelas duas linhas mestras de atuação da nova secretaria: fomento à atividade inovadora, que fortaleça o desenvolvimento econômico do Estado a partir da inovação, e o Estado como consumidor destas inovações.

Articulação Internacional e Relações Institucionais

De acordo com o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, foram quatro as principais temáticas trabalhadas pela SAI neste mês: adesão ao Pacto Global, para disseminar as boas práticas rumo a uma mudança profunda da gestão mundial de negócios; abertura de chamamento para recebimento de propostas, projetos, parcerias e iniciativas inovadoras vindos das comunidades acadêmica; lançamento da ação Somos uma SC perante o mundo, em que a SAI funcionará como uma agência intergovernamental, coordenando, integrando e implementando ações internacionais, de internacionalização, de atração de investimentos e o fortalecimento do programa para Atração de Investimentos e Incentivo a Novos Negócios, InvestSC.

Baseado no diálogo, o futuro secretário Edgard Usuy, recebeu, individual e em conjunto com outras secretarias, empresas com operações, projetos de expansão e de instalação em Santa Catarina como a Nestlé, a Telefônica Vivo, a Whirlpool, a Unipar, a JBS e a JTI, bem como com entidades empresariais. Além disso, Edgard tem feito agendas com os demais secretários visando auxiliar na melhoria dos fluxos internos do governo, no sentido de melhorar ainda mais as entregas à sociedade e a construção das políticas públicas.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios