A bancada feminina da Câmara de Vereadores de Chapecó, realizou na tarde desta segunda-feira (26), mais uma reunião de trabalho. Foram convidadas a participar do encontro, três empreendedoras que explanaram suas caminhadas profissionais e dificuldades em período de pandemia. A bancada é formada pelas vereadoras Marcilei Vignatti (PSB), Sueli Suttili (PSD), Aldacir Detofol (PT) e a vereadora licenciada, Deise Shilke (PT).
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
A empreendedora Antonia Ogliari, encontrou na parceria uma maneira de fortalecer sua atividade profissional e acompanhada de outras duas mulheres, tiveram a ideia de formar uma cooperativa. A Coopersol foi fundada em 2005 e hoje conta com 20 colaboradoras que produzem jaquetas, calças, camisas e tem como principais mercados os estados de São Paulo e Minas Gerais.
A arquiteta Naila Tumeleiro, falou de suas dificuldades quando decidiu abrir seu próprio escritório, mas lembrou da persistência e momentos de perseverança para atingir seus objetivos. “Na época eu tinha um notebook usado e um valor para pagar o aluguel de uma sala comercial. Trabalhamos muito e hoje já temos mais de 40 projetos residenciais executados. Todas as colaboradoras do escritório são mulheres”, destacou.
Já a cantora Michelli Fortes, voltou para Chapecó depois de quatro anos longe de casa. Retornou e montou a “Sigma Banda Show” e chegou a contar com 17 funcionários. Com agenda lotada e shows em todo o Centro Sul do Brasil, sentiu a maior dificuldade a partir de março de 2020, com o início da pandemia e todos os eventos adiados. “Tivemos que nos reinventar e iniciamos o projeto “Música até Você”, onde nos apresentamos pelas ruas das cidades em cima de um caminhão com piano e voz”.
A bancada feminina do legislativo chapecoense pretende realizar uma reunião de trabalho por mês, com a intenção de debater vários assuntos envolvendo as mulheres do município.