Há cerca de dois meses o lar de dois cachorros se tornou a rua Guarani, no bairro Bela Vista, em Xanxerê no Oeste de Santa Catarina. O endereço foi o último lugar que os animais viram o dono que morreu na última semana após um longo período de internação, em Chapecó. Porém, eles mantêm a esperança que o amigo volte.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
A auxiliar de cozinha Patrícia Yara Candória, mora na mesma rua e conta que o homem, conhecido como alemão, era andarilho e tinha problemas com álcool. “Ele vivia caindo na rua por conta da bebida. Até que em um dia de muita chuva percebemos que ele estava deitado na calçada e não saia mais dali. Chamamos os bombeiros e ele foi levado ao hospital”, conta.
Alemão ficou internado por um período no HRSP (Hospital Regional São Paulo) em Xanxerê e, depois, foi transferido para o HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, onde morreu. As causas da morte não são de conhecimento dos vizinhos.
O nome e a idade do homem são desconhecidos, mas alemão era bastante conhecido no bairro onde a mãe, que morreu há cerca de 4 meses, morava. Segundo Patrícia, depois que ela morreu o homem piorou com relação à bebida.
“Ele tava sempre caído na rua bêbado. Tinha família, mas não queria ajuda. Onde trabalho nós sempre arrumávamos marmita para ele e comida para os cachorros. Ele era bem conhecido”, diz Patrícia.
Ajuda aos amiguinhos
Desde que alemão foi internado os cachorros perambulam pela rua e voltam sempre ao ponto do último encontro com o dono. A lealdade é admirada pelos vizinhos que se uniram para ajudar nos cuidados com os animais.
O filho de Patrícia, de seis anos, até os batizou como Roque e Jason e diariamente brinca com os amiguinhos.
“Ficamos admirados com a lealdade deles ao dono. São muito dóceis e amáveis e adoram crianças. Infelizmente não temos como ficar com eles aqui em casa porque já temos cinco cachorros e dois gatos, mas ajudamos como podemos”. Do ND Mais Chapecó