DestaquePolítica

Moção do vereador Krombauer repudia Lei Estadual que aumentará preço do leite

No final do ano passado, o governador Carlos Moisés da Silva (Sem Partido), sancionou Projeto de Lei (PL), que promove alterações em normas tributárias as quais podem representar reajustes de preços no leite tipo longa vida dos tipos desnatado, semidesnatado e integral. Em função disso, o vereador Nelson Krombauer (PP), teve Moção de Repúdio aprovada em plenário, mostrando descontentamento do parlamento chapecoense com o projeto de lei.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

O PL aprovado pelos deputados estaduais, prevê que esse produto que atualmente consta na cesta básica de alimentos, passará a ser tributado de 12% para 17% a partir de primeiro de abril, ou seja, sob alíquota cheia de ICMS. O alerta partiu da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e pelas projeções da entidade, esta mudança poderá representar um acréscimo muito superior a 13% ao preço final pago atualmente pelos consumidores por esse tipo de mercadoria.

O vereador Nelson Krombauer, explica que entre 2019 e 2021 foram registradas variações de até 40% no preço de compra dessa mercadoria pelo setor supermercadista. “O aumento no preço do produto decorrente da elevação do imposto já é o bastante para diminuir o padrão de vida do consumidor, pois restringe o poder de compra e de escolha de outras mercadorias”, destacou.

A moção de repúdio aprovada por todos os vereadores presentes em plenário será encaminhada ao governador Carlos Moisés. Krombauer disse que o documento serve para chamar a atenção do governador sobre o impacto que o aumento de imposto pode proporcionar. “O resultado, ao contrário daquele propagado, é o empobrecimento geral da população, com menores salários, menor poder de compra e escolha e menor produtividade geral”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios