A Semana Municipal do Lixo Zero, que teve início no dia 20, encerrou suas atividades no domingo (27). Entretanto, o Poder Legislativo Municipal segue realizando atividades com o intuito de incentivar a reciclagem, a compostagem e a não geração de resíduos sólidos, bem como o consumo consciente, reutilizando materiais.
Durante este período, foram implantadas uma série de ações como a substituição de garrafas descartáveis de água por bombonas, redução do uso de copos descartáveis, substituição de lixeiras comuns por caixas coletoras, destinação de material reciclável para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Arsol). Ainda, a Câmara já realizava algumas atividades como o recolhimento de caixas de leite e tampinhas plásticas – com destinação a projetos sociais, e lixo eletrônico à empresa especializada.
Também, estão previstas a instalação de uma composteira, a qual receberá o resíduo orgânico gerado pela Câmara, e a implantação de um jardim suspenso para chás. O adubo produzido pela composteira será utilizado nas plantas do jardim suspenso e plantas que se encontram no prédio.
Conforme o presidente Ildo Antonini, fazer parte deste processo é fundamental para o nosso meio ambiente. “A Semana Lixo Zero é uma ferramenta de muita importância para a conscientização de toda população chapecoense. Seguiremos com as ações planejadas e, sempre que possível, iremos implantando novas ações, para diminuição de impactos ambientais e, como consequência, a redução de gastos”, destaca.