Destaque

Campanha Sinal Vermelho é apresentada nas comarcas de Concórdia e Herval d’Oeste

As comarcas de Concórdia e Herval d’Oeste foram palco de uma importante mobilização contra a violência doméstica. Na última quinta-feira (24), houve apresentação da campanha Sinal Vermelho, promovida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). A iniciativa busca promover a articulação com órgãos públicos e sociedade civil para ampliar a rede de apoio a mulheres em situação de risco.

Idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha visa oferecer um canal silencioso de pedido de ajuda a mulheres vítimas de violência. O gesto simbólico de um “X” desenhado na palma da mão, com batom ou qualquer outro material, permite que a vítima sinalize sua situação de risco a profissionais treinados, que então acionam as autoridades competentes.

Representantes do poder público municipal, profissionais da rede de atendimento, órgãos de segurança, universidades, OAB, Ministério Público e Judiciário participaram do evento nas duas comarcas. A Cevid reforça que o intuito desse movimento no interior do Estado é sensibilizar e capacitar esses agentes para reconhecerem o sinal de pedido de ajuda e estabelecerem um fluxo de atendimento eficaz para as mulheres que o utilizarem.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Além da campanha, foram apresentadas as demais ações da Cevid no enfrentamento da violência contra a mulher. “Fizemos um convite para que a rede local se reúna e coloque em prática outras medidas de acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência, o que foi muito bem aceito pelos participantes. Houve também o compromisso com a divulgação da campanha para dar amplitude ao movimento, que pode romper o silêncio e é capaz de salvar muitas vidas”, destaca Roselene Silveira, assessora da Cevid.

A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, coordenadora da Cevid, destaca que a campanha é de custo zero e pode salvar uma vida. “Para a mulher, basta um ‘X’; para você, apenas uma ligação”, reforça a magistrada sobre a importância da ação conjunta da sociedade no combate à violência doméstica. Hildemar agradeceu aos participantes, especialmente aos magistrados, pelo empenho em suas comarcas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios