O Centro Avançado e Atendimento Covid (CAAC) teve 85 altas nos últimos 18 dias. O local passou a atender no dia 24 de fevereiro, inicialmente com um local de observação e apoio, mas passou a ter a atual denominação a partir de 5 de março.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Nesse período tiveram também 17 óbitos, como ocorre em qualquer hospital. Também foram realizadas 56 transferências, já que o objetivo do CAAC é ser um local de passagem, para que os pacientes possam ser atendidos enquanto aguardam vagas num hospital.
É o caso principalmente dos 15 internados que estão na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo, onde existem 20 leitos. Eles aguardam um leito de UTI no Hospital Regional do Oeste ou em outra UTI Covid da região.
Na enfermaria a situação já é bem mais tranquila. Na enfermaria 1, onde existem 35 leitos, são apenas 11 pacientes. Na enfermaria 2, onde tem 40 leitos, são 15 pacientes.
Apesar de ser um local improvisado o CAAC tem recebido elogios, pois ajudou a desafogar a falta de leitos nos hospitais. Quando foi instalado o HRO estava lotado, a UPA tinha 50 internados e pacientes já estavam sendo internados nos Ambulatórios da Efapi e do Ivo Silveira.
Com respiradores do Governo do Estado e do Governo Federal, a Administração de Chapecó comprou 50 camas hospitalares, contratou profissionais de saúde e, com doações da comunidade, transformou um local de espetáculos num local para salvar vidas.