
Nesta sexta (2), Chapecó entrou na bandeira amarela de risco, em relação a pandemia da Covid-19, e com isso os eventos podem ter a sua volta gradativa. As liberações de eventos e cinemas levam em conta as Avaliações do Risco Potencial para a covid-19 e as determinações da portaria 658. Nas regiões que apresentarem Risco Potencial Gravíssimo (Bandeira Vermelha) ou Risco Potencial Grave (Bandeira Laranja) continuam proibidas a realizar eventos.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Segundo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, já foi comunicado ao Estado de Santa Catarina a compra de 30 mil novos testes do COVID, pois o parâmetro de testagem estava baixo. Com essa remessa grupos de riscos serão testados e assim, Chapecó passa para bandeira amarela.
A presidente do Convention Chapecó, Branca Rubas participou da frente que discutiu e formulou os protocolos de segurança divulgados pelo Estado de Santa Catarina. Além disso, ela se reuniu com todo setor de eventos de Chapecó e destaca que todos esperavam ansiosamente por essa notícia. “Queremos a volta gradual dos eventos onde todos os setores possam voltar a atuar, dentro de todas as normas de segurança. Contudo, a população precisa estar ciente que é necessário manter os cuidados para não chegarmos a retroceder no mapa”.
Branca explica que a partir de agora podem ocorrer congressos, eventos sociais e feiras. As casas noturnas apenas podem abrir a partir da bandeira azul.
O setor de eventos é responsável por cerca de 15 mil postos de trabalho e R$ 1,5 bilhão em negócios por ano no estado, de acordo com recente diagnóstico realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).
Segundo Diagnóstico Econômico e Plano de Retomada do Turismo Catarinense da Santur, cerca de 7,5% dos eventos que seriam realizados no estado, entre março e agosto de 2020, foram afetados pela pandemia. O impacto na movimentação econômica média acumulada nesse período soma R$ 137,6 milhões, especialmente devido aos eventos grandes que, por necessária precaução, deixaram de acontecer.
Eventos transferidos
Um dos eventos transferidos devido a Covid-19 foi a Feira Inspira Mulher. A idealizadora, Branca Rubas divulgou a transferência do evento, que aconteceria em setembro, para os dias 23, 24 e 25 de abril de 2021, no mesmo local já divulgado, Centro de Eventos de Chapecó.
De acordo com Branca: “Nossa ideia com o Inspira Mulher surgiu para criar oportunidades através do networking e impulsionar novas ideias, parcerias e negócios. De fato, nós queremos valorizar e intensificar o empreendedorismo feminino em nossa região, pois acreditamos na excelência dos negócios geridos por mulheres. Mas para que esse evento aconteça da melhor forma, devemos garantir a máxima segurança de todos os envolvidos”.
Branca ainda acrescenta que devemos manter as boas vibrações e não perder a esperança em notícias e dias melhores. O evento ainda tem como palestrante nacional Camila Farani. Ela é um dos “tubarões” do Shark Tank Brasil. (Darlei Luan Lottermann).