GeralTecnologia

Chapecó ganha maior loja da Localiza Seminovos construída com blocos de plástico reciclado

A Localiza Seminovos anuncia a expansão do projeto de lojas construídas com tecnologia disruptiva que utiliza blocos feitos de plástico sustentável, inaugurando mais cinco unidades: Santarém (PA), Cabo Frio (RJ), Barreiras (BA), Jaraguá do Sul (SC) e Chapecó (SC). As novas lojas sustentáveis têm 40m², exceto a instalada em Chapecó, que conta com 320m², sendo a maior da marca a utilizar esse sistema construtivo. Juntas, representam cerca de 20 toneladas de plásticos reciclados e que deram origem a blocos para construção.

Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS

O sistema sustentável utiliza tecnologia exclusiva e pioneira desenvolvida pela empresa Fuplastic – indústria 100% brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção civil. O método de construção modular consiste na aplicação de blocos feitos com polipropileno reciclado, um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas, e que são encaixados uns aos outros, como peças de um brinquedo de montar.

Por conta disso, a construção não gera resíduos e ressignifica o plástico ao dar uma nova utilidade ao produto, evitando que seja descartado de forma incorreta. “Inauguramos as duas primeiras lojas em julho, em São Paulo e em Belo Horizonte. Com o êxito dessas unidades, expandimos a iniciativa para outras cidades, integrando nossa estratégia de ESG transversal para todos os negócios e dimensões da Companhia”, explica Daniel Linhares, diretor de Gente da Localiza&Co.

“O plástico é uma grande solução da engenharia quando usado corretamente, evitando o descarte desnecessário no meio ambiente. E esse projeto ajuda a dar uma nova vida ao material de uma forma inovadora”, diz Bruno Frederico, CEO da Fuplastic. Ele explica que os blocos são feitos a partir da reciclagem de embalagens, brinquedos, peças de automóveis e utensílios como copos e cadeiras, entre outros resíduos de polipropileno, dispensando assim, o uso de materiais mais poluentes – como tinta, gesso e cimento.

“Economia circular é um caminho sem volta. A nova forma de construir oferece versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis na construção civil”, completa Frederico.

Nesse tipo de construção, é possível reduzir em 90% o consumo de aço, evitar desperdícios – já que as perdas materiais na construção civil podem chegar a 8% do total e as perdas financeiras podem corroer até 30% do capital investido – e ainda diminuir em 70% o tempo de implantação da loja por ser um método construtivo industrial, com módulos padronizados que são previamente planejados, fabricados e montados.

Além de ser leve, resistente, modular, reciclado, reciclável e moderno, o bloco também é um material com eficiência acústica e térmica, demandando menor uso de energia elétrica. Por fim, esse tipo de construção emite 90% menos CO2 do que uma construção similar em alvenaria, contribuindo para a estratégia ESG da Localiza de avançar para uma economia de baixo carbono, utilizando recursos de maneira eficiente.

“Um dos desafios da área de engenharia da Localiza&Co é apoiar a estratégia ESG da Companhia e, para isso, mantemos um grupo de estudo focado em encontrar soluções que sejam mais sustentáveis, economicamente viáveis e escaláveis. Essa tecnologia de construção entrega esses requisitos e tem potencial para ser um formato replicável em todo o Brasil”, finaliza Marcos Botega, diretor de expansão e administração de filiais.

Sobre a Fuplastic – Indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, a Fuplastic é 100% sustentável e recicla e ressignifica plástico em produtos de qualidade e relevância. Fundada em 2016, a companhia oferece uma nova forma de construir com versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis. Marcas como Chilli Beans, Claro, DHL, Enel, Havaianas, Localiza, MCDonald´s, Oakberry, Swift e Vivo aderiram às estruturas com blocos modulares ou caixa de passagem. Inovação e adequação dos projetos, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes, foram levadas para todo Brasil e já chegaram a 14 países da América do Sul, América Central e Europa. www.fuplastic.com.br

Sobre a Localiza&Co – Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo. 

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 6 países da América do Sul, além da forte presença digital.

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios