A Administração Municipal de Chapecó já contratou 54 coordenadores de segurança escolar, que foram apresentados na tarde desta quinta (13), no auditório da Prefeitura. Eles receberam a camiseta do programa Anjos da Guarda e receberam as orientações da Diretoria de Recursos Humanos, da Secretaria de Educação e da Diretoria de Segurança Pública.
⬇️Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, fez uma fala de boas vindas e sobre a missão dos novos contratados, que é uma iniciativa inovadora no país, aprovada pela Câmara de Vereadores, na semana passada.
“Com o apoio dos vereadores aprovamos o projeto e já contratamos pessoal com experiência para atuar nas escolas. Vocês tem autonomia para fazer o melhor para proteger as nossas crianças. Fiquem atentos e qualquer atitude suspeita em volta das escolas, chamem a Guarda Municipal. Também estamos comprando detectores de metal para as escolas onde não temos portas com detectores, spray laranja e 85 sirenes, que devem ser acionadas em caso de ataque. Também serão instalados botões de pânico que acionam a segurança privada, Polícia Militar e Guarda Municipal”, disse o prefeito.
Um dos contratados é o vigilante aposentado Gentil Rodrigues da Silva, 54 anos. “Eu trabalhei 20 anos como vigilante, sendo 15 na Justiça Federal. Gostei dessa oportunidade de trabalhar nas escolas e colocar minha experiência a serviço da segurança das escolas. Vou fazer o meu melhor para as crianças;
De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Luiz Stobe, já nesta sexta-feira serão feitas as escalas e o remanejamento dos coordenadores e também cerca de 50 vigias, para atender as 84 unidades educacionais do município. A Guarda Municipal segue com as patrulhas escolares intensificadas.
E no dia 24 de abril haverá um curso de segurança em caso de ataque nas escolas, também para os professores.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, o diretor de Segurança Pública, Clovis Ari Leuze, o comandante da Guarda Municipal, Roger Natan de Lima e o diretor de Gestão de Pessoal, Noemir Ecco, também estiveram no ato.
Antes, houve uma reunião também com representantes do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, para avaliar e unificar as ações de segurança.
O promotor de Justiça Simão Baran Júnior orientou para que as pessoas evitem proliferação de fake news e que as denúncias sejam encaminhadas para os órgãos oficiais, como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.