Nesta semana, foi comemorado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Para marcar a data, a Administração Municipal, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social e do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, realiza uma série de atividades e palestras para abordar a temática com os grupos atendidos. As atividades têm o apoio Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
De acordo com a coordenadora do Peti, Carolini Paula dos Santos, em cada local será realizada uma apresentação sobre o que é trabalho infantil, os piores tipos de trabalho infantil, como identificar, onde denunciar, o que causa no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “O principal objetivo é sensibilizar as pessoas para fazer as denúncias e entender o impacto no trabalho infantil na vida das pessoas”, comentou.
Ela explica ainda que entre os meses de janeiro a junho de 2023, Chapecó registrou 100 casos de Trabalho Infantil. Os casos foram de tráfico de drogas, no bairro São Pedro e no bairro Efapi e casos de vendedor ambulante na Aldeia Kondá.
As atividades já aconteceram no CRAS São Pedro e nas Aldeia Konda e na Aldeia Toldo Chimbangue. Foi realizada ainda uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, para tratar das leis que conferem o selo empresa amiga do aprendiz e a lei empresa amiga da pessoa com deficiência e uma explanação sobre o Trabalho Infantil. “O debate precisa envolver toda a sociedade, pois todos precisam contribuir para evitar os casos e buscar alternativas para auxiliar para que não ocorram”, disse.
Estão previstas ainda atividades no dia 20/06 as 14h no Vila Rica; 21/06 as 14h no Inovamente com o Gapa; 22/06 no Monte Castelo; 22/06 as 09h SCFV Passo dos Fortes; 22/06 as 13h30 SCFV Passo dos Fortes; 28/06 13h CRAS São Pedro e 30/06 14h CRAS Efapi Céo.