Chapecó (SC) terá uma nova escola na rede pública municipal a partir de 2025, com vagas para mil alunos, do 6° ao 9° ano. A criação da Escola Básica Municipal Cívico-Militar Eli Maria Bellani foi anunciada pelo prefeito João Rodrigues, em entrevista coletiva, na manhã desta quinta (31).
“Serão vagas exclusivas para alunos da rede municipal da Grande Efapi. Será uma escola modelo, voltada para tecnologia e inovação, dentro da Unochapecó. A Prefeitura está alugando um prédio da universidade, com 3,7 mil metros quadrados, das 7h às 19h. Também serão utilizados laboratórios da universidade para oficinas. Com isso nós vamos rapidamente resolver a falta de vagas na Efapi e ainda oferecer um ensino de qualidade”, afirmou o prefeito.
O reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, destacou a parceria com a Prefeitura, que foi firmada através de um protocolo de intenções, assinado nesta quinta-feira.
“Hoje é um dia histórico para a educação do nosso município, pois essa escola vai possibilitar a transformação social, com a oferta de sete oficinas, nas áreas de tecnologia da informação, Inteligência Artificial e Espaço Maker”, disse Jacoski. Ele acrescentou que além das mil vagas na nova escola, o município contratou 60 vagas no colégio da Unochapecó, que participarão do projeto de pesquisa “Aprendizagem Personalizada com Inteligência Artificial e Metodologias Ativas”.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
A Diretora Pedagógica e de Gestão da Secretaria de Educação, Márcia Wurzius, disse que as matrículas da rede municipal serão abertas em novembro e por isso os pais devem ficar atentos.
Também participaram do ato de assinatura o presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, o vice-reitor José Alexandre De Toni, a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Andrea Maroco, o diretor de Desenvolvimento Econômico do Município, Márcio da Paixão Rodrigues e o Procurador Geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen.
Antes do início das aulas serão realizadas algumas obras complementares, como quadra esportiva e cercamento do prédio.
De acordo com o prefeito, com as mil vagas da nova escola, mais mil vagas do CEIM Mário Lanznaster, que está sendo finalizado, mais 1,1 mil vagas da escola e creche do bairro Desbravador e cerca de 700 vagas no CEIM Santa Maria, serão aproximadamente 3,8 mil vagas que serão ampliadas em 2025.