O professor e servidor da Secretaria de Educação de Chapecó (SC), Diego de Bastiani, conquistou o Prêmio Raulino Reitz de Astrofotografia durante o X Simpósio Catarinense de Astronomia, que aconteceu nos dias 28 e 29 de julho em Criciúma. A astrofoto concorreu na categoria “planetária” e foi registrada durante o Eclipse Lunar de 2019. O chapecoense Lucas Busnello também foi premiado na categoria “Paisagem e céu profundo”, com uma imagem da nebulosa “Buraco da fechadura”.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
O padre Raulino Reitz é considerado o pai da botânica catarinense, com reconhecimento nacional e internacional na área. No dia 01 de novembro de 1965, Reitz, sabendo da passagem do Cometa Ikeya-Seki, realizou uma fotografia acima das duas torres do santuário Nossa Senhora de Azambuja em Brusque. Essa imagem é considerada a primeira astrofotografia de Santa Catarina e, até onde se sabe, é o primeiro registro fotográfico de um cometa no Brasil. Por esse motivo, o prêmio é organizado pelo Observatório Tadeu C. Mikowski e Clube de Astronomia de Brusque em sua homenagem.
“Essa imagem requer técnicas de longa exposição para ser feita. O grande desafio não é capturar o eclipse em si, mas sim, fazer com que as estrelas de fundo apareçam, uma vez que o brilho da Lua dificulta esse processo. É necessário encontrar o momento certo para o registro, o equilíbrio adequado de luz na câmera e o alinhamento preciso do telescópio”, relatou Bastiani. Em 2016, no mesmo simpósio, Diego conquistou o Prêmio José Brazilício de Souza, promovido pelo Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza, que é destinado a astrônomos que contribuíram para o avanço da ciência em Santa Catarina.
“Esses resultados são importantes e servem como estímulo para os demais servidores participarem de diferentes premiações. São, inclusive, exemplos para os nossos alunos”, destacou a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.