Vários clubes do País, especialmente das regiões Sul e Sudeste, estão preparando os seus gramados para o período de baixas temperaturas. Este ano, o inverno – segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) pode ter mínimas inferiores a 12°C nessas regiões. Uma solução que vem sendo utilizada por muitos clubes do País, para que o gramado não se desgaste ou perca o seu rendimento nessa época do ano, é utilizar sementes Lolium Perenne, também conhecidas como Ryegrass.
Entre os clubes que têm investido nesse recurso, estão Coritiba, Athlético Paranaense, Chapecoense, Corinthians, São Paulo e, neste ano, também o Grêmio. Para o engenheiro Emerson Nunes Horostecki, responsável pelo gramado do CT e da Arena Condá, sede da Chapecoense, o resultado do gramado com as sementes da Campanelli tem sido muito positivo, não só pela boa cobertura da grama, mas também por manter um importante controle de fungos.
“A Ryegrass, por meio do overseeding (processo em que são utilizadas várias etapas de preparo do solo e, por último, são aplicadas sementes sobre o gramado existente), preenchendo os espaços deixados pela grama de clima quente. E, por meio do seu rápido crescimento, proporciona um gramado denso, compacto e de excelente coloração, mesmo durante as baixas temperaturas”, explicou o engenheiro agrônomo Eliéser Lima, da empresa Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, que comercializa essas sementes no Brasil. Segundo ele, durante o inverno, as variedades de grama de clima quente diminuem drasticamente o seu ritmo de crescimento, o que dificulta sua recuperação diante dos desgastes provocados pelo uso.
As sementes de inverno Lolium Perenne são desenvolvidas pela americana PureSeed especialmente para o inverno brasileiro. São comercializadas no Brasil, com exclusividade, pela Campanelli. Contam com alta tolerância a pragas e doenças, tolerância à seca, excelente resistência ao pisoteio, germinação rápida, genética reforçada para resistir a insetos, textura fina e de cor verde escuro. Também são reconhecidas e aprovadas internacionalmente por importantes clubes de futebol, além de golf, polo e rugby.