Coluna PELO ESTADOPolítica

COLUNA DO SORRISO

ALTAIR NA AGRICULTURA

O Deputado Estadual pelo Progressista, Altair Silva, de Chapecó, assumirá efetivamente a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural na próxima segunda-feira (18). Altair é um dos nomes mais preparados e com conhecimento do setor em todos os cantos do estado e, isso deve ter pesado na decisão do governador. Uma pasta importante que merece ser tratada com muito carinho e dedicação, como pretende o novo secretário. A agricultura é o setor responsável pela maior fatia do PIB no estado e, na maioria das pequenas cidades das regiões, Oeste e Meio-Oeste, por exemplo, é a única e principal fonte de arrecadação dos municípios. Mesmo com todos os problemas enfrentados desde o início da pandemia do Coronavírus, o agro foi e continua sendo o único setor que não parou, isso mostra a pujança desse setor que tem muito ainda no que crescer e melhorar em todo o estado. Água, energia e linhas de crédito para os produtores será o foco de Altair, segundo ele mesmo confirmou.

FOTO Assessoria Parlamentar

NOVO RUMO

Depois de ter passado um baita calorão, enfrentando dois pedidos de impeachment, em seu segundo ano de mandato, o governador Moisés (PSL), parece ter aprendido a fazer um governo de coalisão, mantendo um diálogo mais aberto com outros setores e principalmente com o parlamento catarinense. E isso não se trata de “toma lá dá cá”, ou então de politicagem, se trata de ter um governo harmônico por completo, pois, é isso que faz uma gestão ser mais leve e produtiva, porque independente do partido, todos que se colocam a disposição do povo querem dar sua parcela de contribuição para a coletividade. Por isso é importante essa aproximação, mas mais importante ainda é saber buscar pessoas qualificadas para assumir cada pasta e, nisso Moises vem acertando.

AUDIÊNCIA 1

Na última quarta (13), o prefeito João Rodrigues (PSD), esteve participando de uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, onde foi confirmado o repasse de R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos e pôr em funcionamento 14 salas cirúrgicas no quarto e quinto andares do novo prédio do Hospital Regional Oeste (HRO). Segundo Rodrigues, com essa implantação será possível retomar os mutirões e atender demanda represada de mais de 5 mil cirurgias eletivas. No encontro também foi tratado da renovação do convênio de R$ 2 milhões mensais para a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, que administra o HRO. Também estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal de Saúde Coronel Luiz Carlos Balsan e seu adjunto Jader Danielli.

FOTO Divulgação/Comunicação Prefeitura de Chapecó

AUDIÊNCIA 2

João Rodrigues aproveitou a viagem a capital do estado e se reuniu com o secretário da Casa Civil, Eron Giordani, que também é oestino, para tratar dos primeiros encaminhamentos para a construção de um elevado na rótula da bandeira. Este ponto da cidade recebe um grande fluxo de veículos, haja vista a junção de vias importantes: acesso a BR 480 e as avenidas Fernando Machado e Leopoldo Sander e, é um grande gargalo do nosso transito. Ficou acertado no encontro que o município realizará um projeto de construção do elevado e o mesmo será encaminhado ao Governo do Estado para buscar parceria na construção. Uma promessa de campanha de João Rodrigues, que já está sendo dado o primeiro passo. O trabalho tem sido intenso pelo prefeito que não mede esforços em buscar recursos e parcerias para implantar todas as obras necessárias à nossa cidade.

VACINA

A vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Cinovac, vem criando muitos debates nas redes sociais e gerando descrença na ciência por boa parte da população. Vale lembrar que essa vacina será produzida no Brasil e por usar o vírus atenuado, que já é um método amplamente utilizado a vários anos, de fácil logística e armazenamento. Acredito que está na hora de baixarmos as bandeiras políticas partidárias e não descartar nenhuma vacina, até por, temos a Anvisa acompanhando o desenvolvimento de cada uma delas. O importante é começarmos o quanto antes a vacinação, pois, somente assim venceremos essa pandemia e poderemos retomar o crescimento econômico. Ficar dando uma de especialista de redes sociais, só gera desinformação e prejudica o país. Quanto a sua eficácia, a vacina da gripe aplicada todos os anos, tem uma eficácia em torno de 40% e, mesmo assim tem ajudado a evitar casos mais graves e salvado vidas. Aqui, nos EUA, na Europa ou na China, ciência é ciência e merece nosso crédito.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios