Coluna PELO ESTADO

COLUNA EDER BOARO: Perderam o alinhamento moral

Um meio de comunicação tem como responsabilidade entregar os principais acontecimentos do momento para seu público, porém isso só é possível quando o editorial jornalístico procura ter a mínima isenção dos fatos.

Abordo o tema porque o que estamos presenciando nesse ano, especialmente com relação à linha editorial do Grupo Globo, é um festival de mau jornalismo, que ignora fatos positivos do governo Bolsonaro e não preza pela cartilha mínima ensinada nas faculdades de comunicação. Talvez você não tenha assistido nos noticiários, com a ênfase que merece, os avanços que marcam esses dez meses da nova gestão.

O governo federal vem realizando transformações importantes no país e conquistando marcas históricas, como a menor taxa de juros dos últimos trinta anos, a queda do desemprego, a retomada dos investimentos internacionais no Brasil, o recorde na pontuação da bolsa de valores, a nova previdência, a proposição de uma reforma administrativa que visa enxugar a máquina pública e reduzir o déficit público, a queda de 22% nos homicídios, ou seja, mais de 8 mil vidas poupadas, recordes de apreensão de drogas desde o início do ano, o plano de privatização de estatais com previsão de arrecadação bilionária, a inflação mais baixa da história, a reconstrução e entrega, com o apoio do Exército e a um custo muito inferior ao da iniciativa privada, de rodovias abandonadas, dentre outras realizações que já demonstram que o Brasil está no rumo certo.

O que o Jornal Nacional preferiu divulgar essa semana, antes de ouvir o Ministério Público que somente no outro dia teve espaço no programa onde negou tecnicamente a versão, foi o depoimento falso de um porteiro do condomínio de Bolsonaro relacionando o presidente ao assassinato da então vereadora fluminense, Mariele Franco.

A reação de Bolsonaro foi de revolta, em um discurso que, para alguns, mostrou despreparo emocional, porém compreensível nessa situação extrema. Eleito presidente com o apoio maciço da população, Bolsonaro está acostumado a ver seu nome nas mídias tradicionais com notícias negativas ou ilações que lhe denigram a imagem, entretanto, o que vimos dessa vez passou de todos os limites jornalísticos, pois, num crime à segurança nacional, se divulgou uma notícia falsa, sabendo das consequências que o fato poderia desencadear. Eu, que sou crítico de alguns comportamentos do atual presidente, reitero minha solidariedade nesse momento em que a luta pelo poder perdeu, por parte de alguns, qualquer alinhamento moral…

Eder Boaro é instrutor Master Mind e colunista político

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios