A estética desempenha um papel importante na autoestima e no realce da beleza. Quando nos sentimos bem com a forma como nos apresentamos e com a maneira como cuidamos de nós mesmos, geralmente isso afeta positivamente nossa autoconfiança e autoimagem.
Uma das formas pelas quais a estética contribui para a autoestima é ajudando a melhorar a aparência física. Quando sabemos que estamos cuidando da nossa pele, cabelo, corpo e saúde em geral, isso pode nos dar uma sensação de orgulho e satisfação. Além disso, quando nos sentimos atraentes, isso muitas vezes se reflete em nossa postura e confiança, o que pode ter um impacto positivo nas nossas interações sociais, relacionamentos e desempenho geral.
A estética também pode ter um efeito emocional em nossa autoestima. A atenção e o cuidado que dedicamos a nós mesmos podem ser uma forma de autocuidado e amor-próprio. A terapia de beleza e os rituais de cuidados pessoais são momentos de relaxamento e autoconexão, que podem melhorar nossa saúde mental.