Coluna PELO ESTADO

COLUNA PELO ESTADO – A futura conexão SC e Croácia

Na última semana, o embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović, esteve em Santa Catarina e foi recebido pela vice-governadora, Marilisa Boehm (PL). Durante o encontro, ele sugeriu uma conexão entre os portos catarinenses com o porto de Rijeka, que é a terceira maior cidade croata e fica na costa norte do Mar Adriático. O diplomata informou que os custos com taxas seriam menores em relação a outros portos europeus, além de o seu país ser uma rota de acesso mais eficiente para as empresas catarinenses negociarem com as nações da Europa Central.

Marilisa, de imediato, encarregou a Secretaria Executiva de Articulação Internacional para apurar a situação. Caso as vantagens oferecidas sejam reais, ela levará o assunto para avaliação do governador Jorginho Mello (PL). E ao ouvir que Vilović considera que croatas e brasileiros têm características “muito semelhantes” na forma de trabalhar e na mentalidade, ela afirmou que o Estado tem total interesse em aprimorar as relações bilaterais também em outros setores.

A vice-governadora destacou as áreas de energia renovável, educação, ciência e tecnologia, turismo, cultura e segurança pública como prioritárias para parcerias. Analisando a balança comercial, de acordo com dados do Observatório FIESC, atualmente 96,58% do que a Croácia importa de Santa Catarina é o tabaco não manufaturado. Mas, para Marilisa, existe uma ampla variedade de produtos catarinenses que podem ser exportados aos croatas. Esta foi só a primeira visita do embaixador ao estado, a tendência é que ele venha mais vezes a Santa Catarina.

Sinduscon Grande Florianópolis

Imagem – Sinduscon |Divulgação

O empresário Carlos Berenhauser Leite foi eleito para a presidência do Sinduscon Grande Florianópolis pelos próximos dois anos. A empresária Gabriela Santos deixa a diretoria de comunicação para assumir a vice-presidência. Leite atua na área da construção civil há mais de quatro décadas e, atualmente, é conselheiro de administração de empresas de capital aberto, conselheiro eleito do Conselho da Cidade e de diversas outras organizações. Ele vai suceder o empresário Marco Alberton, que esteve à frente da entidade nos últimos dois mandatos. A posse será em outubro.

Campanha em São José

Um adesivaço verde e amarelo realizado no último sábado, 17, marcou a arrancada da campanha do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) à reeleição em São José, junto à coligação “Em São José, o trabalho não para”, que é composta pelo MDB, Republicanos e União Brasil. As ações do candidato, no melhor estilo “patriota”, é para tentar ganhar a simpatia dos eleitores de Bolsonaro, mesmo não sendo apoiado pelo ex-presidente.

Enquanto isso, a candidata do PL, Adeliana Dal Pont, lançou sua campanha, no mesmo dia, com uma caminhada discreta por alguns bairros da cidade.

Universidade Gratuita

Inicia nesta terça-feira, 20, as inscrições para o segundo semestre do  Programa Universidade Gratuita. Nesta primeira etapa, o aluno deve fazer seu cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição de ensino superior em que está matriculado para análise e validação. Posteriormente, entre 31 de agosto e 10 de setembro, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes. Caso haja necessidade de alteração ou correção dos dados informados na inscrição, os estudantes poderão fazê-las nos dias 11 e 12 de setembro, até às 19h.

O prazo para se inscrever encerra no dia 3 de agosto.

Mulheres na política

A presidente do MDB Mulher Nacional, Kátia Lobo está em Santa Catarina para participar de ações de apoio às candidatas do partido. No Estado, o partido tem o maior registro de candidaturas femininas do país, com 14.617 mulheres. São 24 candidatas a prefeita, 25 a vice e 941 disputam vagas de vereadora. Acompanhada da presidente estadual do segmento, Dirce Heiderscheidt, Kátia esteve em Araquari, Penha, Piçarras, Gaspar, Itajaí e Anitápolis. Ela ainda passará pelo Oeste e Serra Catarinense.

Lembrando que a maior parte do eleitorado catarinense é feminino, mas a participação delas na política, com candidaturas (principalmente à majoritária) ainda é ínfima.

Arborização

Após indicação do deputado estadual Mário Motta (PSD), propondo a criação de comitê de apoio técnico para subsidiar os municípios na elaboração de Planos Municipais de Arborização Urbana, a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE) emitiu parecer favorável e destacou que a iniciativa é importante e estratégica para promover o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas. A pasta sugeriu o encaminhamento da demanda à Câmara Técnica de Gestão Ambiental Urbana (CTGAU), do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) que, por reunir diferentes setores e especialistas, pode ser mais efetivo para subsidiar os municípios.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios