Coluna PELO ESTADO

COLUNA PELO ESTADO – Campanha para governo começou mais cedo

Nem terminaram as eleições municipais deste ano e já iniciaram a campanha para governo do estado de 2026. Sim, porque o movimento do governador Jorginho Mello (PL) pelos principais colégios eleitorais do Estado não é à toa. Assim como o do pessedista João Rodrigues, atual prefeito de Chapecó, presente em todas as convenções do seu partido e que já foi “anunciado” como pré-candidato ao governo em 2026, durante a convenção em Criciúma, neste domingo, 4.

A fala foi do atual prefeito, Clésio Salvaro, na tentativa clara de alfinetar Jorginho, já que ele apoia Ricardo Guidi (PL), o principal adversário de seu candidato, Vaguinho Espíndola (PSD).

Por falar nas eleições em Criciúma, tanto o PSD quanto o PL virão com chapas puras. O ex-secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande (PL), foi confirmado como o vice de Ricardo Guidi. Já o vereador Salésio Lima (PSD) irá compor a chapa com Vaguinho.

Busca e apreensão

Uma operação do Gaeco, realizada na manhã desta segunda-feira, 5, cumpriu 40 mandados de busca e apreensão em Criciúma e, entre os investigados, está o prefeito Salvaro, que teve computador e documentos levados de sua casa pelos agentes. A Operação Caronte visa combater a atuação de possível organização criminosa que visava a prática de delitos contra administração pública, licitatórios, lavagem de dinheiro, dentre outros e apura a prestação de serviços funerários na cidade e a relação de empresários com pessoas ligadas à prefeitura.

Em ano eleitoral, isso é prato cheio para a oposição.

Durante as diligências da Operação nas cidades de Criciúma, Florianópolis, Içara, Itapema, Jaraguá do Sul, Palhoça, São José e Itati (RS), sete pessoas foram presas, entre elas, dois vereadores de Criciúma: o ex-secretário municipal de Ação Social, Bruno Ferreira e o presidente do Republicanos, advogado Jefferson Monteiro.

Alesc discute propostas do Executivo

Agência AL

Cinco comissões da Assembleia Legislativa vão se reunir de forma conjunta, nesta terça-feira, 6, para analisar e votar um pacote de propostas encaminhado ao Parlamento pelo Governo do Estado, além de projetos da Defensoria Pública Estadual. As propostas que serão votadas tratam de temas como saúde, cultura e mudanças na estrutura organizacional do Poder Executivo. Também será analisado o projeto que concede anistia para servidores efetivos da Secretaria de Estado da Educação e professores admitidos em caráter temporário que sofreram penalidades por não terem se vacinado contra a Covid-19. Está na pauta também a MPV que prevê a transformação da atual Secretaria Executiva de Articulação Internacional em Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI) e a criação do cargo de secretário executivo adjunto da pasta.

São José

Após reuniões do PL e também conversas com os partidos que compõem a coligação em São José, em decisão conjunta com o governador Jorginho Mello (PL), Thiago Ramos foi escolhido como vice na chapa liderada pela prefeita Adeliana Dal Pont, definindo a majoritária para as eleições deste ano em São José. Thiago Ramos, casado e pai de dois filhos, é pastor há 11 anos na igreja Palavra Viva, cantor e empresário do ramo musical.

Neste final de semana, Moacir da Silva também foi homologado como candidato à prefeitura do município pelo Podemos.

Bolsas

As renovações para as bolsas de estudo para graduação no FUMDES (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior) do segundo semestre de 2024 devem ser feitas até quarta-feira (7/8) e as inscrições para concessão de novas bolsas podem ser feitas no período de 20 a 30 de agosto. O edital do FUMDES foi publicado pela Secretaria de Estado da Educação na última semana. A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) alerta as IES particulares e estudantes para o cumprimento dos prazos.

Rumo ao Nacional

A advogada Isabela Cristina Urkevtisk Pinheiro, do Núcleo de Agronegócios da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, conquistou recentemente o 1º lugar da Etapa Regional do Concurso Nacional de Oratória da JCI Brasil, representando a JCI Florianópolis, que aconteceu em Joaçaba. Agora ela se prepara para enfrentar a etapa Nacional que acontece de 11 a 13 de outubro, em Maravilha (SC). O campeão representará o Brasil na Conferência das Américas da JCI, em Honduras, em 2025.

Racha

Em Florianópolis, PT e Psol não chegaram a um consenso e cada partido lançará seu próprio candidato à majoritária, Lela e Marquito, respectivamente. Os nomes foram confirmados durante a convenção dos partidos, realizada no último final de semana. Durante o evento, Marquito fez questão de deixar claro que a vaga de vice ainda está à disposição dos petistas.

O PT, segue para as urnas com apoio do PCdoB, Partido Verde e do PSB, que indicou a vice de Lela, Ana Carolina Andrade, mas deixou claro que, caso Marquito e o Psol mude de ideia, a vaga será deles.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios