O Governo do Estado convocou toda a imprensa e autoridades para anunciar, nesta segunda-feira, 16, as estratégias preparadas para receber os mais de 3,1 milhões de turistas que estão sendo aguardados no Estado para esta temporada.
O lançamento da Estação Verão 2024/2025 foi realizado com a presença do governador Jorginho Mello (PL), deputados, o senador Jorge Seif (PL), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), a prefeita de Itapema, Nilza Simas (PL), e membros do secretariado do Governo.
Entre as iniciativas mais inovadoras, destaca-se a criação da Polícia do Turismo, uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Secretaria de Turismo (SETUR). E os números impressionam: com um investimento de R$ 92 milhões só em 2024, a Operação Estação Verão contará com o envolvimento de 7 mil agentes de segurança. A operação ainda será apoiada por 3.192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e 6 helicópteros, cobrindo uma extensa faixa litorânea de 560 km e 33 cidades.
Em relação a chegada dos turistas, com novos voos internacionais conectando cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa e Santiago, Santa Catarina prevê um aumento de 23% no número de passageiros em relação à temporada anterior, tanto em voos nacionais como internacionais. A iniciativa reforça a vocação do estado como destino turístico global, contemplando desde praias paradisíacas até a Serra Catarinense e outras regiões. Santa Catarina também consolidou esforços para aumentar o fluxo de cruzeiros na temporada.
A Casan e a Celesc também apresentaram suas ações de reforço para garantir a manutenção do fornecimento de água e energia nas cidades que veem sua população aumentar de forma significativa no verão. Juntas, as estatais estão investindo quase R$ 2 bilhões em obras estruturantes.
Além do reforço na segurança, o Estado amplia investimentos em infraestrutura para a Estação Verão, principalmente nas rodovias que chegam e cruzam Florianópolis. A dúvida que ainda paira é se os esforços serão suficientes diante do fluxo de carros que devem circular diariamente por ali. E se tais obras, se executadas no meio da temporada, não irão complicar ainda mais a mobilidade.
O serviço de saúde do Estado também será reforçado durante este período, que vai de dezembro de 2024 a março de 2025.
PL é vice na Alesc
Com o apoio do governador Jorginho Mello (PL) a Julio Garcia (PSD) para presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o cargo de vice, que estava sendo disputado por PL e MDB fica o primeiro. E o nome escolhido é do deputado Carlos Humberto, que este ano foi preterido, não pelo partido, mas por uma parte da cúpula que o comanda, para concorrer à prefeitura de Balneário Camboriú. Agora, chegou a vez dele.
Enquanto isso, mesmo sem ter alocado Carlos Chiodini (MDB) em sua gestão e ainda contar com um pouco de desconfiança dos emedebistas, Jorginho bateu o martelo e garantiu que o acordo feito com o partido se mantém firme e forte.
Tecnologia e inovação
Santa Catarina classificou-se em segundo lugar no ranking nacional do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), atrás apenas de São Paulo. De acordo com a pesquisa inédita do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Estado desbancou o Rio de Janeiro e assumiu a vice-liderança do ranking. O relatório IBID 2014-2024 identifica as potencialidades e desafios de cada estado e macrorregião do país, assim como as mudanças das características econômicas regionais ao longo do processo de transformação do cenário da inovação na última década.
Premiada
A SCGÁS foi premiada no PEx 2024 – Programa de Excelência em Distribuir – promovido pela Commit, holding resultante da parceria entre a Compass e a Mitsui. A premiação reconhece as melhores práticas de gestão entre as concessionárias de distribuição de gás canalizado (CDLs) e destacou o desempenho da SCGÁS em duas importantes frentes. Na classificação geral, a companhia foi reconhecida na categoria ESSENTIAL, pela estruturação de processos fundamentais voltados para a execução operacional e a gestão. Na categoria específica, a concessionária recebeu o prêmio na dimensão Suprimento de Gás, evidenciando sua excelência e boas práticas no gerenciamento do fornecimento de gás natural.
Meta não cumprida
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) mostrou preocupação com o não cumprimento, por parte do governo do Estado, da meta 17 do Plano Estadual de Educação (PEE), que trata da proporção entre professores efetivos e temporários (ACTs) no quadro de servidores da educação. O monitoramento iniciado em 2017, e com atualização de dados feita em junho deste ano, expôs que Santa Catarina tem hoje apenas 27,83% de professores efetivos, situação que vem piorando desde 2022, quando os efetivos representavam 32,97% do quadro — a lei determina que seja 80%.
Atendimento ao cliente
A catarinense Komeco, referência em aquecedores solares, energia solar fotovoltaica e aquecedores a gás, foi a vencedora do Prêmio Reclame Aqui 2024 na categoria Energia Solar em Grandes Operações. O prêmio, que está na 14ª edição, reconhece marcas que buscam a excelência no atendimento ao consumidor. Os vencedores são definidos por voto popular. Em 2024, foram mais de 15 milhões de votos. A Komeco também conquistou o segundo lugar na categoria Casa e Construção – chuveiros e aquecedores.
Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com