Coluna PELO ESTADOPolítica

COLUNA PELO ESTADO – Mudanças no maior concurso da educação

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT), que é a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, solicitou à Secretaria de Estado da Educação mudanças no edital do concurso público anunciado na última semana. Entre as alterações, ela propõe a mudança da carga horária para 20, 30 e 40 horas semanais. De acordo com a parlamentar, efetivar 5 mil professores com carga horária de 10h não resolverá o problema de excesso de temporários na rede estadual. A deputada quer também mudar a seleção dos candidatos e chamada dos aprovados e a permissão para a inscrição de professores com dupla habilitação para mais de uma disciplina e que se considerem títulos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) relacionados à área de educação, não somente de áreas específicas. O documento apresentado por Carminatti propõe o retorno das chamadas regionalizadas e, para os casos de não haver mais aprovados, chamar os classificados gerais, além da efetivação de professores para a Educação Especial, que ficou fora deste edital e que, segundo a deputada, carece de segundos professores, professores de Atendimento Educacional (AEE) e intérpretes de Libras.

A Coluna procurou a Secretaria de Estado da Educação, mas até o fechamento, não tivemos retorno sobre as considerações acerca das mudanças sugeridas pela deputada. O espaço segue à disposição.

Javier Milei em SC

Wikimedia Commons

Um dos palestrantes mais aguardados do CPAC (Conservative Political Actions Conference), que ocorrerá em Balneário Camboriú, neste final de semana, o presidente da Argentina, Javier Milei, ainda não tem o horário de sua apresentação definido e estaria “segurando” todo o cronograma do evento.

A informação foi passada pela deputada federal Júlia Zanatta (PL), que afirmou estar aguardando para saber em que momento ela e outros convidados devem se manifestar aos participantes. A comitiva, inclusive, parece estar fazendo um certo segredo sobre o itinerário de Milei no Estado. O que se sabe é que ele chegará no sábado, 6, e retornará a Buenos Aires no domingo, 7, isto porque o governo catarinense pediu um apoio logístico e de segurança para o presidente durante este período.

Nova executiva

Após manobra de Jorginho Mello (PL), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou a nominata da nova executiva do Republicanos de Santa Catarina. Carlos Moisés fica na presidência do partido até o dia 18 de novembro, após as eleições. Depois disso, o deputado federal Jorge Goetten assume o cargo e, como seu vice, entra o irmão do governador, José Agostinho Mello. O vice-presidente e líder da bancada na Alesc será o deputado Sérgio Motta Ribeiro e a secretaria geral será comandada por Renato Debiasi de Oliveira.

Bairros planejados

Recente decisão do TJ/SC abre precedentes sobre a validade da constituição de associações em bairros planejados. A 7ª Câmara de Direito Civil confirmou a validade na estruturação de uma Associação que opera suas atividades em bairro planejado do município de Palhoça (SC), e pela legalidade na cobrança de rateio de custos entre os seus associados. Para o advogado Lucas Rocha Mendes, sócio do escritório Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, o resultado endossa regras de governança bastante importantes para o funcionamento de empreendimentos de grande porte, além de garantir longevidade e o bom funcionamento do espaço.

PSD

Depois que o governador Jorginho Mello (PL) anunciou a chegada do ex-deputado Paulinho Bornhausen ao governo, nesta quarta-feira, 4, o PSD de Santa Catarina emitiu uma nota enfatizando a posição de independência em relação ao Governo Estadual. O texto informa ainda que a decisão do ex-deputado federal Paulo Bornhausen de aceitar convite para a Secretaria de Articulação Internacional é uma escolha pessoal, sem ligação com o partido. A nota usa um tom formal, embora seja de conhecimento geral que o PSD é um forte aliado de Jorginho.

Entrega do governo

O governador Jorginho Mello entregou nesta quinta-feira, 4, a pavimentação asfáltica da Estrada Geral Rio Luiz, que liga os municípios de Salete e Witmarsum. Também foram entregues a revitalização de cinco ruas do centro de Salete e a pavimentação parcial de outras três vias da cidade. O investimento total do Estado nessas melhorias passou dos R$ 14 milhões. A estrada Geral Rio Luiz tem três quilômetros e vai do morro do Santuário até a divisa com Witmarsum.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios