DestaqueInternacional

Com Macron e Le Pen empatados, França vai às urnas neste domingo

O 1º turno das eleições na França será realizado neste domingo (10) com expectativa de presença histórica do eleitorado e rivalidade ideológica. A estimativa é que 49 milhões de eleitores compareçam às urnas para escolher o próximo presidente.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS   EM SEU WHATSAPP

O chefe do Palácio do Eliseu, Emmanuel Macron (La République En Marche), tenta a reeleição. Considerado um político de centro, Macron iniciou a disputa na frente dos concorrentes. No entanto, após anunciar uma proposta de elevar a idade de aposentadoria de 62 para 65 anos, o atual presidente viu sua popularidade despencar.

Na última sexta-feira (8/4), uma pesquisa Ipsos apontou Macron com 26,5% das intenções, enquanto Marine Le Pen, da ultradireita, ficava com 23%. A diferença de percentual entre os dois, que antes era de 16 pontos, caiu para 3,5 p.p.. Em terceiro lugar, está Jean-Luc Mélenchon.

Neste 1º turno, são 12 concorrentes ao cargo de presidente. Com a pandemia e a guerra na Ucrânia, a campanha tem sido pouco difundida.

Em 2017, Macron foi eleito após cinco meses de campanha eleitoral. As principais propostas dele tratavam de flexibilização das leis trabalhistas.

Le Pen

Marine Le Pen, do Partido Reagrupamento Nacional (RN), foi deputada pelo 11º distrito de Pas-de Calias. Ela anunciou sua candidatura à Presidência francesa durante uma coletiva de imprensa em 16 de janeiro de 2020.

Se Le Pen tiver a quantidade de votos esperada e se as abstenções se concretizarem, o 2º turno na França deve virar realidade. Isso ocorre quando nenhum candidato tem maioria absoluta de votos. Nesse cenário, a nova votação seria em 24 de abril.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios