Visando melhorar a estrutura de atendimento à saúde nos bairros Cristal, Nações e Natureza, a prefeitura de Concórdia vai investir na construção e melhorias das unidades de saúde dessas comunidades.
Inicialmente será contratada a empresa – pelo regime de empreitada por preço máximo unitário -, para o desenvolvimento de projetos considerando desde a concepção arquitetônica do anteprojeto até o projeto executivo para encaminhamento destes projetos para licitação.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp
Nestas unidades haverá a realização de consultas médicas e de enfermagem, procedimentos médicos e de enfermagem, consultas e procedimentos odontológicos, imunização (vacinas), realização de curativos e suturas, aplicação e inalação de medicamentos, coleta de material para realização de exames, distribuição de medicamentos entre outros procedimentos.
A Secretária de Saúde Leide Mara Bender, enfatizou que os investimentos são necessários para melhorar o atendimento dos moradores dessas regiões da cidade. Segundo ela, no bairro Cristal o posto de saúde já não consegue atender a demanda e as instalações atuais não permitem ampliação, daí a necessidade da construção de uma nova edificação.
“A nova estrutura ficará à cerca de 200 metros da atual e terá duas equipes de ESF.
Com isso, além dos moradores do bairro Cristal, teremos condições de atender os moradores do bairro Sintrial”, disse.
Em relação ao posto de saúde do bairro Nações, a demanda aumentou muito e também será necessário ampliar a estrutura.
“Vamos construir uma nova unidade em um terreno bem localizado com duas equipes de ESF, que além de oferecer melhores condições de trabalho, também permitirá atender os moradores do bairro Turmena”, informa Leide Mara.
Quanto ao bairro Natureza a secretária de saúde destacou que aquela comunidade ainda não tem um posto de saúde e precisam buscar atendimento no bairro Petrópolis.
“Com essa nova estrutura as pessoas terão os serviços de saúde mais perto de suas casas”, explicou. Para unidades que possuem uma equipe de ESF, a população atendida varia entre 2.000 e 4.000 pessoas. Já nas unidades com duas equipes, a população pode variar entre 4.000 e 8.000 pessoas atendidas por mês.