Prêmios na área do Jornalismo são excelentes para incentivar os estudantes e representam oportunidade para que produzam reportagens sérias e responsáveis. Essa avaliação é dos coordenadores dos dois cursos que apoiam o Prêmio de Jornalismo Mariangela Iop de Oliveira, promovido pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). Em sua sexta edição, neste ano essa iniciativa tem o tema central “Comércio e Inovação”.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo da Unochapecó, professora Angélica Lüersen, apoiar a realização significa valorizar a profissão e contribuir com a qualificação das produções mediante o conhecimento gerado nas disciplinas. “Nesse sentido, dá visibilidade aos acadêmicos, que passam a ser ainda mais valorizados pela qualidade dos trabalhos”, argumenta a professora. Já o coordenador do curso de Jornalismo da Unoesc em Xaxim, professor Ivan Luiz Piccolli, diz que o prêmio é uma oportunidade para os acadêmicos produzirem reportagens sérias e responsáveis, “exercendo na prática os conhecimentos adquiridos em sala, além de refletirem acerca de um dos pilares da economia regional”.
Podem participar com reportagens, além de acadêmicos dos cursos de Jornalismo localizados na região, jornalistas que atuam em jornais, revistas, portais de notícias e emissoras de rádio e televisão e em assessorias de imprensa. Também podem se inscrever, até o dia 31 deste mês, jornalistas freelancers, que sejam formados em Jornalismo ou possuam o registro profissional de jornalista e residam na região. O texto pode ser individual ou em dupla e o regulamento está no endereço www.sicom.com.br/publicacoes-legais.
Estímulo aos alunos
Os dois cursos realizam ações para a inscrição de reportagens no Prêmio de Jornalismo Mariangela Iop de Oliveira. A professora Angélica Lüersen explica que a iniciativa do Sindicato do Comércio é divulgada aos acadêmicos de Jornalismo da Unochapecó e neste ano uma disciplina voltada à produção do texto jornalístico promoveu atividade com foco nas temáticas que o concurso aborda. Para o coordenador do curso de Jornalismo da Unoesc em Xaxim, o prêmio provoca acadêmicos e profissionais da área a refletirem sobre um dos setores de maior relevância econômica e social da região – o comércio. O professor Ivan Piccolli indica que é feito o compartilhamento da iniciativa, pois o prêmio “constitui momento ímpar para o aperfeiçoamento da formação acadêmico-profissional”. (Informações Extra Comunica).