A região da Efapi vai contar com reforço de R$ 300 mil para aquisição de viaturas e kits de equipamentos básicos para o trabalho dos policiais, como pistola, colete e algemas. Os recursos serão destinados em emendas parlamentares de R$ 150 mil pela deputada Luciane Carminatti (PT) e também pelo deputado Altair Silva (PP). A definição ocorreu em reunião com os comandantes da 4ª Região da PM, Coronel Jorge Luiz Haack e do 2º BPM, Tenente Coronel Fábio Henrique Machado.
No início deste ano os parlamentares já haviam assumido o compromisso de destinar recursos diante da necessidade de reforma da base operacional da PM na Efapi. Como a estrutura recebeu reparos com doações de empresários, o comando policial optou agora pelo outro investimento, considerado mais urgente.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
“Saí satisfeita com essa ação coletiva e de parceria com a comunidade, mas, ao mesmo tempo, não posso deixar de registrar a preocupação com a falta de efetivo e estrutura para segurança pública da Grande Efapi, reivindicada pelos comandantes. Que o Governo do Estado dê a atenção merecida e necessária à região”, declarou Luciane Carminatti.
Segundo o comando, das 180 câmeras de videomonitoramento instaladas, somente 100 estão funcionando. Além disso, seria necessária uma companhia do porte que atende Xanxerêpara dar conta da demanda na região mais populosa de Chapecó.
As emendas parlamentares são indicadas no Orçamento Estadual a ser aprovado nas próximas semanas pela Assembleia Legislativa.Em 2021, o Governo do Estado definirá o cronograma de repasses, que neste caso deve ocorrer em forma de convênio com a Polícia Militar de Santa Catarina.
Além das viaturas, serão adquiridos kits com colete, pistola, algemas, spray de pimenta, fardamento, tonfa, rádio comunicador, câmera policial e tablet.