
E a votação e aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que pede o fim dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina e no Brasil, realizada no último dia 14 de dezembro, não param de repercutir.
Na tarde desta terça-feira, dia 27, o Jornalismo da Aliança FM teve acesso ao Relatório de Votação do Congresso Nacional, em que aparecem os nomes dos 16 deputados catarinenses e o respectivo voto dado em plenário sobre a polêmica matéria.
Dos deputados federais mais próximos de Concórdia, a deputada Caroline de Toni, do PL, de Chapecó e que fez grande votação em Concórdia nas Eleições de Outubro (4.686 votos), votou pelo fim dos Bombeiros Voluntários.
Já o deputado federal reeleito Pedro Uczai, do PT, também de Chapecó e que recebeu 6.974 votos em Concórdia, votou pela manutenção das corporações, a deputada estadual Geovânia de Sá (PSDB) muito conhecida na região acompanhou os demais deputados votando sim.
Dentre os pontos polêmicos da legislação, que agora está no Senado, está o fato de que somente as corporações militres poderão regulamentar, controlar, credenciar e fiscalizar as empresas de fabricação e comercialização de produtos, bem como as escolas formadoras e profissionais, na prestação de serviços relativos à segurança contra incêndio, pânico e emergência, a brigadas de incêndios, e aos serviços civis e auxiliares de bombeiros, de acordo com o Artigo 6º.
Já o Artigo 35 proíbe a utilização do nome Bombeiros Voluntários ou Corpo de Bombeiros por instituições ou órgãos civis de natureza pública, vedado também o uso isolado ou adjetivado pela expressão “civil”, por pessoas privadas.
Tal fato provocou reações nas instituições voluntárias espalhadas pelo país e outras, simpatizantes à causa dos bombeiros voluntários.
Veja como votaram todos os deputados federais de SC na Câmara dos Deputados:
Ângela Amin (PP) – Sim
Carmen Zanotto (Cidadania) – Não
Carlos Chiodini (MDB) – Sim
Gilson Marques (Novo) – Não
Caroline de Toni (PL) – Sim
Coronel Armando (PL) – Sim
Daniel de Freitas (PL) – Sim
Rodrigo Coelho (Podemos) Sim
Hélio Costa (PSD) – Não
Geovânia de Sá (PSDB) – Sim
Pedro Uczai (PT) – Não
Fábio Schiochet (União Brasil) – Sim
Não votaram Celso Maldaner e Peninha, ambos do MDB; e Darci de Matos e Ricardo Guidi, do PSD.
Com informações da Rádio Aliança