DestaqueEventos

Desfile em homenagem aos 107 anos de Chapecó reuniu mais de 5 mil pessoas

Neste domingo (25) Chapecó (SC) completou 107 anos de emancipação político-administrativa com um desfile representando 30 entidades e organizações, na avenida Getúlio Vargas.

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento, sendo que mais de mil desfilaram durante uma hora e meia. O aposentado Saturnino Mendes de Oliveira chegou na avenida 45 minutos antes da abertura, para garantir um bom lugar para assistir. Ele 75 anos e como muitos moradores de Chapecó, veio do Rio Grande do Sul, de Nonoai, em 1983. Trabalhou em frigorífico e com jardinagem.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

“Chapecó é um lugar bom de viver. Gosto de assistir ao desfile e neste ano meu filho também desfilou a cavalo, mostrando a cultura gaúcha que tem grande influência em Chapecó” disse Saturnino.

Mas Chapecó também é formada por pessoas de muitos estados e países. O médico mineiro Orlando Neves e a professora baiana Jaqueline Neves vieram para Chapecó em 2019, pelas oportunidades de trabalho e educação para os filhos.

“Aqui é uma cidade organizada, com boas escolas e oportunidade de trabalho. Viemos para o desfile para acompanharmos as manifestações culturais e também para assistir aos filhos Joshua e Elis que participam da banda Desbravadores, do Colégio Adventista”, disse Orlando.

Os indígenas kaigang da Aldeia Kondá abriram o desfile, no bloco das etnias.
“É importante para nós, que fomos os primeiros moradores da região, essa valorização no desfile, para podermos mostrar a nossa cultura e sua importância para a formação de Chapecó”, disse o cacique Efésio Siqueira.

Autoridades civis e militares acompanham o ato. O prefeito João Rodrigues destacou que o desfile é importante para lembrar dos pioneiros e de todos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e a segurança de Chapecó.

A vereadora Sueli Suttili falou em nome do Legislativo e lembrou que Chapecó é referência nacional e até internacional em algumas áreas.

Também desfilaram as Forças de Segurança, Capelania, grupos de carros antigos, motociclistas e as bandas do programa Viver/Marechal Bormann e Desbravadores. Os cavalarianos do Bate Casco e a tocha crioula encerraram o desfile.

ORDEM DO DESFILE:

1 – Indígenas
2- Alemães
3- Associação Haitianos
4- Grupo Trevisani
5- Ass. Carlos Velho Taekondo
6- Banda Desbravadores
7- Capelania
8- GMC
9- Defesa Civil
10- Polícia Civil
11- Polícia Militar
12- Polícia Militar Ambiental
13- Polícia Militar Rodoviária
14- Corpo de Bombeiros
15- SAER
16- DEASE
17- Polícia Penal
18- Polícia Federal
19- Polícia Científica
20- Banda Programa Viver / Marechal
21- Amigos da Rodagem
22- Fusca Clube
23- Opala Clube
24- Caravan Oeste Club
25- Veteran Car
26- Old West Air Cooled
27- Motociclista Solidário
28- Estradeiros do Rock
29- Caça Lama
30- Bate Casco Cavalgada / Tocha

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios