O vereador de Xanxerê Evandro Saibo (MDB), que na tarde deste sábado (20), deu entrada na emergência do Hospital Regional São Paulo foi transferido a noite para um hospital particular em Florianópolis. A Família chegou a tentar hospitais em São Paulo, mas como surgiu primeiro uma vaga na capital do estado, decidiu realizar a transferência rapidamente. Saibo seguiu até Chapecó em um ambulância particular e seguiu para Florianópolis em uma UTI aérea.
Saibo testou positivo na semana passada e, por conta disso. Até então seu estado era de repouso, em casa. De acordo com a reportagem do TSX, durante a semana o vereador também foi atendido na Unimed em Chapecó, sendo medicado e liberado para permanecer em casa. Ainda na sexta (19), uma tomografia realizada mostrou comprometimento de mais de 60% nos pulmões. Diante disso, o médico que o acompanha solicitou para que ele recebesse oxigênio de forma urgente.
A situação se agravou neste sábado e Saibo foi atendido inicialmente na Unidade de saúde Hélio Ortiz, onde são realizados os primeiros procedimentos dos pacientes com Covid-19 e encaminhado para a emergência do Hospital Regional São Paulo, por conta da gravidade de seu estado. Ele foi atendido pela emergência, mas como não tinha vagas disponíveis para internação, e com grande fila de espera, a família optou pela transferência, pois seu quadro saúde permanece estável, para tratamento adequado.
A transferência ocorreu em uma aeronave particular contratada pela família Saibo. Fonte Tudo Sobre Xanxerê – TSX