Na tarde desta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Chapecó recebeu a visita do Delegado Titular da Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente Mulher e Idoso (DPCAMI), José Airton Stang. Atendendo ao requerimento da vereadora Marcilei Vignatti (PT).
Segundo o delegado, o Brasil é quinto país mais violento para as mulheres, são 4.700 mulheres assassinadas por ano, aproximadamente 13 mortes por dia. Em âmbito estadual, Santa Catarina registrou 40 casos de feminicídios em 2019. Atualmente, a DPCAMI está presente em 31 municípios do estado. Somente em Chapecó, neste ano foram atendidos sete mil ocorrências, 800 inquéritos, 600 medidas provisórias, 31 prisões e registrado um caso de feminicídio, de uma vítima que nunca havia procurado atendimento.
Os vereadores questionaram sobre o serviço de plantão da delegacia. O Delegado esclareceu que este trabalho não é realizado devido a falta de efetivo, um problema enfrentado pelas DPCAMI’s do estado. Estão previstos 5997 cargos para atuação nas delegacias e somente 3000 estão sendo ocupados.
Ainda de acordo com o delegado, o projeto futuro é realizar atendimento multidisciplinar nas DPCAMI’s com a atuação de psicólogos, assistentes sociais e advogados. “Muitas vezes a mulher procura a delegacia por estar com medo, mas sem ter ocorrido a violência de fato. Nesses casos, a DPCAMI não consegue atender e temos que encaminhar para outros setores de assistência. O projeto serve para, ao procurar o atendimento, a mulher seja acolhida e o problema diagnosticado e resolvido antes mesmo de acontecer qualquer tipo de violência”, comenta Stang.