Uma experiência breve, mas muito intensa e produtiva. É desta forma que o ex-prefeito de Chapecó, Zé Caramori (PSD), resume a sua primeira passagem pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde atuou pelos últimos 30 dias como deputado estadual, período no qual substituiu o correligionário, Napoleão Bernardes, que se licenciou para possibilitar esta oportunidade ao primeiro suplente do partido. Durante o “mandato relâmpago”, Caramori concentrou sua atuação em torno de pautas e reivindicações históricas do Oeste catarinense.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS👇
A principal delas, na visão do parlamentar, é a situação do Hospital Regional do Oeste, de Chapecó. “O déficit mensal nas contas chega na casa dos R$ 6 milhões e isso tem levado o hospital a uma conjuntura falimentar”, enfatiza. A preocupação foi externada por ele em audiência com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. “Fiz um apelo para que o Governo do Estado aporte o valor equivalente ao custo da folha de pagamento dos funcionários, afinal o HRO realiza 90% dos atendimentos pelo SUS e tem vocação regional, servindo como referência em média e alta complexidade para 2,5 milhões de catarinenses”.
Em suas recorrentes aparições na tribuna, Caramori também tratou sobre a precariedade das estradas. De acordo com ele, mais de 70% das SCs estão em condições inadequadas. Para reverter esse cenário, o Estado lançou o programa Estrada Boa, que engloba investimentos para revitalizar as rodovias estaduais. “É uma ótima iniciativa, sem dúvida, mas importantes trechos foram, inicialmente, deixados de fora”, avalia. Um exemplo, conforme o deputado, é a SC-350, entre Lebon Régis e a BR-116. “Esse é um canal estratégico de escoamento da produção do Oeste e Meio-Oeste para o Paraná e o Rio Grande do Sul. Fiz a cobrança e o Estado incluiu esse trecho no pacote de obras. Foi uma grande conquista”.
A defesa da cultura tradicionalista foi outro ponto que permeou os trabalhos do ex-prefeito no Legislativo catarinense. Com antigo envolvimento com a causa, Caramori promoveu uma programação festiva ao Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, ocasião em que prestou homenagens ao Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG/SC). “Faz parte da nossa história e da nossa vivência diária. Gaúchos e catarinenses, mais do que o gentílico, somos todos nativos daqui, da grande Pampa Sul-Americana”, ressalta. A partir de uma proposta do parlamentar, tramitará na Assembleia Legislativa um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que busca possibilitar o repasse de recursos estaduais para a entidade.
Para marcar o encerramento do breve mandato, o deputado havia programado uma sessão solene para homenagear os 56 anos de história da Efapi – Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó. Contudo, por conta das fortes chuvas que deixaram mais de 100 cidades catarinenses em situação de emergência, o evento acabou suspenso. “Infelizmente, por uma questão de segurança e bom senso, tivemos que tomar essa decisão. No entanto, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, garantiu que poderemos realizar essa sessão mais adiante, quando o nosso estado retomar a normalidade e houver garantias de que não haverá nenhum tipo de risco às pessoas”, salienta.
Sobre o futuro político, Caramori despista, mas assegura que seguirá contribuindo com Santa Catarina. “Seja no exercício do mandato ou seja sem mandato, eu estarei sempre a serviço da comunidade catarinense, auxiliando no que for necessário para continuarmos construindo esse estado lindo, pujante e que tanto nos orgulha”, finaliza.