
Associados de dois sindicatos empresariais do setor eletrometalmecânico da região Oeste participaram de visitas técnicas em Florianópolis, Joinville e Araquari. Na capital do Estado a visitação ocorreu no Instituto Senai Sistemas Embarcados e à sede da Federação das Indústrias (Fiesc) e IEL, enquanto em Joinville foi no Instituto Senai Manufatura e Laser e obra da estação de tratamento de esgotos realizada pela empresa chapecoense Kemia. Já em Araquari a visitação foi realizada na fábrica da BMW.
Em parceria com o Senai e a Fiesc, participaram empresários associados do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê e Região (Simmex). O objetivo da missão, entre 18 e 21 de março, foi de buscar melhorias em processos produtivos, encontrando soluções para dificuldades do dia a dia das indústrias através da observação, diz o presidente do Simec, Carlos José Martinelli. Para ele, “todos os participantes tiveram ganhos, pois foi uma missão com grande número de atividades representadas e cada um dos membros teve suas percepções de oportunidades”.
Na Fiesc, com recepção do presidente Mario Cezar de Aguiar, os empresários tomaram conhecimento de ações desenvolvidas pela Federação das Indústrias em favor do setor industrial catarinense e de iniciativas para empresas dos mais variados portes. Também na Fiesc, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foram apresentadas as oportunidades do Observatório, os programas de estágio, o Inova Talentos e a academia de negócios. Ainda em Florianópolis, ocorreu visita ao Instituto Senai Sistemas Embarcados – Sapiens Park, onde foi verificado o potencial de desenvolvimento de soluções de automação e tecnologias de ponta.
Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Joinville e Araquari
Em Joinville, no Instituto Senai Manufatura e Laser foram debatidas oportunidades de melhoria de processos produtivos, sistemas de impressão de metais e revestimento de ferramentaria. Houve, ainda, visita aos laboratórios de ensaios em geral e à estrutura para desenvolvimento de novas ideias.
Na BMW em Araquari, os empresários compreenderam o sistema produtivo sincronizado e visualizaram os processos de produção, desde a soldagem inicial até o produto final. Também conheceram o processo de desenvolvimento pessoal especialmente voltado para a retenção dos talentos e o incentivo à apresentação de melhorias contínuas a partir do grupo de colaboradores de cada setor da fábrica.