A Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS – abriu um processo de consulta prévia e informal de consulta à comunidade universitária, relacionados à substituição dos ocupantes dos cargos de reitor, vice-reitor e diretores dos campi. A consulta prévia está marcada para o dia 10 de maio.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
O presidente do Conselho Comunitário do campus de Chapecó e também presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Lenoir Antonio Broch, enfatiza que todas as entidades da sociedade civil organizada existentes nas áreas de cada campus podem se cadastrar e participar dessa consulta, conforme condições estabelecidas pelo edital nº 1/CGCP/UFFS/2023, publicado no dia 20/03/2023. O prazo para esse credenciamento encerra na quinta (30).
A condução do processo será de responsabilidade dos membros da Comissão Geral da Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária (CGCP) e dos membros das Comissões Locais da Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária (CLCP), instituídas pelos respectivos Conselhos de Campus.
Os campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza farão a consulta prévia para os cargos de diretor do respectivo campus e para reitor e vice-reitor. Já o campus Passo Fundo fará a consulta apenas para os cargos de reitor e vice-reitor.
Além da comunidade interna (professores, alunos e funcionários), o edital faculta a participação de integrantes da comunidade regional, devidamente credenciados. Nessa categoria estão incluídos todos aqueles que se credenciarem nos Conselhos Comunitários dos campi, como representantes de entidades, organizações e movimentos. “Aqui se enquadram as entidades empresariais, educacionais, culturais, esportivas, filantrópicas, recreativas, sindicais etc., desde que estejam inscritas no CNPJ”, reforça Broch.
Podem participar também os membros representantes da comunidade regional do Conselho Universitário, do Conselho Estratégico Social, do Conselho Curador, dos Conselhos de Campus, dos Conselhos Comunitários, da Comissão Própria de Avaliação e de outros órgãos da Universidade.
O edital também estabelece o cronograma da consulta e todas as informações sobre as inscrições dos candidatos, a apresentação das propostas e apoio institucional, o credenciamento dos votantes da comunidade regional, a votação, a apuração dos votos, a divulgação dos resultados e a fiscalização.
Credenciamento vai até 30 de março
O credenciamento das entidades para o processo de consulta pode ser feito por e-mail ou por wathsapp. Para isso basta preencher e enviar o formulário disponível no site da Universidade junto com o cartão do CNPJ. O credenciamento deve ser feito antes da data da votação. Mais informações em www.uffs.edu.br/consultaprevia.
O dirigente considera fundamental a participação da comunidade externa na consulta prévia e lembra que a primeira Universidade Federal está a serviço do desenvolvimento do grande oeste catarinense. Quanto mais intensa a participação da comunidade, mais assertiva será a atuação da instituição de ensino superior.
O presidente da ACIC e do Conselho Comunitário realça que “a Universidade promove excelentes oportunidades de ensino e pesquisa que toda a Mesorregião Fronteira do Mercosul deve aproveitar”. Lenoir Broch está convicto que “com a força da comunidade e a competência e sabedoria dos profissionais que operam nas Universidades transformaremos nossa região como uma das melhores do ponto de vista econômico, social e ambiental”. MB Comunicação