DestaqueSaúde

EPIDEMIA: Hepatite aguda misteriosa em crianças está se tornando um fenômeno inexplicável em 12 países

Casos de hepatite aguda em crianças, detectados em pelo menos doze países, especialmente europeus, levantam questões e também temem uma nova epidemia. No entanto, a origem desta inflamação grave do fígado permanece desconhecida.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

Tudo começou no Reino Unido, que tem o maior número de casos (114). Os casos foram revelados na Espanha (13), Dinamarca (6), Irlanda (menos de 5), Holanda (4), Itália (4), França (2), Noruega (2), Romênia (1) e Bélgica (1), segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Fora da Europa, Israel (12 casos) e Os Estados Unidos (pelo menos 9) se juntam à lista.

As crianças afetadas têm de 1 mês a 16 anos, mas a maioria tem menos de 10 anos e muitas têm menos de 5 anos. Nenhum deles tinha outra doença.

As investigações continuam em países onde há casos. Até agora, a causa atual da hepatite é desconhecida”, disse o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

No momento, uma causa infecciosa parece ser a mais provável, mas nenhuma ligação foi estabelecida com alimentos contaminados ou tóxicos que possam ser identificados.

A hepatite é uma inflamação do fígado, como uma reação a um vírus, tóxico (venenos, drogas, etc.) ou a doenças autoimunes ou genéticas. Sua evolução geralmente é benigna e seus principais sintomas — febre, diarreia, dor abdominal — resolvem rapidamente ou deixam poucas sequelas. Às vezes, mais raramente, pode causar insuficiência renal.

Mas “o número crescente de crianças afetadas por hepatite súbita é incomum e preocupante”, disse Zania Stamakati, do centro de pesquisa do fígado e do trato gastrointestinal da Universidade de Birmingham, ao Science Media Center.

Entre as possíveis pistas, o adenovírus foi detectado em pelo menos 74 crianças — aos 18 anos, era o chamado tipo 41.

Vários países, incluindo a Irlanda e os Países Baixos, relataram uma circulação crescente desses adenovírus, mas seu papel no desenvolvimento de hepatites misteriosas não é claro.

A possibilidade de ter um relacionamento com o Covid-19, que continua circulando, também está entre as hipóteses. Covid-19 foi detectado em 20 das crianças e outros 19 tiveram co-infecção de Covídio e adenovírus.

“Se essa hepatite está sendo causada pelo Covid-19, é surpreendente que os casos não tenham sido mais numerosos, dada a forte circulação do Sars-CoV-2”, disse Graham Cooke, especialista em doenças infecciosas do Imperial College London, ao Science Media Center. Do Portal Rede Brasil News

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios