O mês mais esperado do ano chegou e as expectativas de vendas, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), são positivas no comércio chapecoense. As vitrines decoradas atraem a atenção dos consumidores que diariamente estão em busca de presentes, produtos para as ceias, looks para curtir as festas e itens de decoração, por exemplo.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
A pesquisa de intenção de compras e outros indicadores da Fecomércio confirma que este Natal deve ser um dos melhores dos últimos anos. Os catarinenses pretendem desembolsar, em média, R$ 528,28 – alta nominal de 21,6% frente a 2021. Descontando a inflação acumulada dos últimos 12 meses (6,47%), o aumento real é de 14,2%. Com endividamento abaixo da média nacional, o catarinense está mais confiante para ir às lojas. Em novembro, cerca de 62,7% estavam comprometidos com alguma dívida e 17,4% estavam inadimplentes em SC, diante de 78,9% e 30,3 % no país, respectivamente.
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, a percepção sobre a situação financeira tem peso na decisão: 45,3% dos entrevistados acreditam que estão melhores do que em 2021, 38,2% consideram similar e 15,8% afirmam que estão piores. O 13º também deve complementar o orçamento das famílias. Outra pesquisa da entidade mostra que 13,8% dos entrevistados vão aproveitar a renda extra para garantir os presentes.
Tudo indica que os itens mais procurados são de vestuário (32,4%), artigos de perfumaria e cosméticos (10,5%). Embora o comércio de rua (51,3%) seja o principal destino, a participação da internet cresce ano a ano, saindo de 16,5% em 2019 para 21,9% este ano.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 22 de novembro nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.
O presidente da CDL de Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, confirma que as expectativas são positivas neste primeiro Natal pós-pandemia. “Voltamos a ter o privilégio do contato presencial e isso não tem preço. É gratificante acompanhar a alegria das crianças ao visitar o espaço e deixar sua cartinha. Por isso, reforçamos aos empresários e toda a comunidade chapecoense para que visitem a Casa do Papai Noel e adotem uma correspondência com pedidos de Natal. Os pedidos são variados e geralmente incluem brinquedos, material escolar, cestas básicas, bicicletas, doces, entre outros. É uma ação que tem dado muito certo e que vem contribuindo para que o Natal de muitas famílias seja mais especial”.
Campanha da CDL
Outra iniciativa da CDL Chapecó é a Campanha Natal Premiado 2022. Com a destinação de R$ 200.000,00 em prêmios, o objetivo é oportunizar ao consumidor premiação instantânea por meio de cupons de “raspadinhas” que poderão estar premiados com vale-compras de R$ 500,00.
De acordo com o diretor executivo da entidade Jeancarlo Zuanazzi a ação beneficia tanto os lojistas, com um atrativo para ampliarem suas vendas, quanto os consumidores que têm a oportunidade de concorrer aos vale-prêmios para aquisições de fim de ano. Para participar basta comprar nas lojas identificadas com a marca da campanha. Com isso, a cada R$ 200,00 em compras o cliente recebe uma unidade raspável, de acordo com o regulamento aprovado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Economia.
O coordenador comercial Mauricio Duarte explica que o consumidor que tiver a raspadinha premiada poderá trocá-la em qualquer estabelecimento credenciado na CDL Chapecó durante o horário de funcionamento de cada um deles. O valor deverá ser gasto em até 180 dias do término da promoção, de acordo com o art.6º do Decreto nº 70.951/72. Ao todo serão 400 vale-prêmios de R$ 500,00, totalizando uma campanha de R$ 200.000,00, além do investimento em mídia e comunicação.
Por fim, o presidente Spohr reforça que as expectativas para essa e demais ações que a CDL preparou para este fim do ano são grandiosas. “A campanha representa um incentivo a mais para o consumidor fazer suas compras nesta data tão importante para celebrar a união das pessoas. Reforçamos o convite para a população aproveite a oportunidade e faça suas compras nas lojas identificadas com a marca da campanha”. Da MB Comunicação
O regulamento completo pode ser conferido em https://cdlchapeco.com.br/