Segue até sábado (26) a Semana do Livro e da Biblioteca de Chapecó. A programação é organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. De acordo com Caroline Miotto, bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella a programação tem como objetivo fomentar o livro e a biblioteca e dar ênfase para que a comunidade entenda como ferramenta cultural e espaços culturais para serem aproveitados no dia a dia. Ela explica que de segunda à sexta-feira são gratuitas e abertas à comunidade. Para a atividade do sábado (26) precisa fazer a inscrição através do site da Unochapecó.
Nesta segunda (21) o primeiro dia de programação da Semana do Livro e da Bilbioteca teve apresentação do espetáculo – “Tiana e Gazé: Uma história baseada em sapos reais” Bibliobike com Camila Miotto. Também aconteceu um bate-papo com os escritores Vilker Martins e Lívia Cristine sobre o livro “Era uma diferente vez: princesa Lilica e o poder da inclusão”. A noite ainda acontece a abertura oficial, com apresentação de sopros Programa Arte Cidadã e palestra – “A importância da leitura” com Camila Miotto.
Programação
22/10 terça-feira
14h – Programa Roda de Leitura Fundação Aury Luiz Bodanese – Contação de histórias com Eva Trierveiller
19h – Clube dos Autores de Quinta – Conversando sobre a produção literária independente.
25/10 sexta-feira
9h – Apresentação de violino programa Arte Cidadã; Espetáculo – “O conto da conta. O destino e a sorte: dois caminhos” Uma interpretação com Sayonara Grando, Sabrina e Alessandra Franco.
13h30 – Entrega de doação de livros para Penitenciária Masculina e Feminina de Chapecó, Programa Viver e Centro de Convivência de Jovens unidade Efapi
19h30 – Sessão de Biblioterapia com a consultora Cristiane do Prado.
26/10 sábado
13h às 18h – Oficina “Performatividade e teatralidade na tradição oral e outras peregrinações” com Manolo Kottwitz em parceria com o curso de Biblioteconomia da Unochapecó.
Biblioteca Pública
Criada em 18 de novembro de 1940, a Biblioteca Pública Municipal “Neiva Maria Andreatta Costella” é patrimônio cultural de Chapecó. Oferece a comunidade os serviços de: pesquisa, empréstimo de obras, espaço para leitura, consulta aos jornais diários, espaço infantil com jogos e livros, acesso a computadores com internet, e rede wi-fi. Além de programações culturais. Para associar-se na Biblioteca é necessário apresentar documento de identidade e um comprovante de residência atualizado. O cadastro pode ser feito por pessoas de qualquer idade, quando menores de 12 anos acompanhados pelos pais ou responsáveis. O associado pode retirar até dois livros por vez, devolvendo-os em 15 dias, sendo possível uma renovação por igual período.
A Biblioteca é composta pelos seguintes setores:
Setor de Empréstimo:
Responsável por emprestar livros aos sócios. São disponibilizados livros de literatura, técnicos, infantis, juvenis, didático, autoajuda, literaturas exigidas em vestibulares, acervo em braille, audiolivros e outros.
Setor de Pesquisa:
Dispõe para consulta local enciclopédias, livros didáticos, técnico-científico das principais áreas do conhecimento, jornais, materiais sobre a história de Chapecó e serviço de cópias e impressões.
Setor de Processamento Técnico:
Nesse setor é realizado o recebimento das obras adquiridas por doação ou compra. Posteriormente é realizada a conferência, catalogação e classificação de todos os materiais bibliográficos de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e o Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2) e após a impressão de etiquetas para identificação das obras nas estantes.
Setor de Restauração:
Desenvolve o trabalho permanente de conservação, preservação e recuperação das obras que compõem o acervo.