O nascimento de 16 filhotes de gatos-de-pallas — também conhecido como manul, uma espécie rara de felinos ameaçados de extinção — foi registrado no Zoológico de Novosibirsk, localizado em província da Sibéria, na Rússia. O animal é originário das estepes e montanhas do sul da Sibéria e da Ásia central.
De acordo com a publicação feita no Facebook do parque, três fêmeas de gatos-de-pallas deram à luz os bebês. “No total, agora temos 16 filhotes: uma fêmea teve três gatinhos, a outra teve cinco, e a terceira teve oito.
O zoológico, que é o maior da Rússia, é uma reserva de preservação da espécie. Conforme o comunicado, em cerca de 20 anos, a instituição registrou o nascimento de 64 gatos-de-pallas, que foram enviados para parques de diversos lugares do mundo. O zoo participa dos programas de conservação internacionais e europeus.
A espécie do felino é uma das ameaçadas de extinção incluídas no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da Rússia. O gato-de-pallas é considerado um animal vulnerável na selva, pois, em vez de fugir quando está em perigo, ele fica paralisado, facilitando o trabalho do predador. Entre as outras causas da ameaça de extinção estão os frequentes atropelamentos dos animais e a contaminação por produtos químicos depois de comerem ratos, por exemplo, quando estes estão envenenados.
Na publicação, o Zoológico de Novosibirsk alerta que para vistantes verem os filhotes é preciso se aproximar das jaulas em silêncio e ter paciência, pois “os bebês fofinhos de olhos azuis aparecerão mais cedo ou mais tarde”. (Fonte Gaúcha ZH).