A importância da educação financeira em sua vida
Em época de dúvidas e preocupações com o futuro, onde crises e reviravoltas econômicas acontecem a toda hora, a educação financeira e o planejamento econômico são essenciais para uma vida tranquila e segura.
É notória a importância da educação financeira para as pessoas terem bem estar no seu dia a dia. Na atualidade esse tema já vem sendo trabalhado em diversos setores como colégios, empresas e bancos que estão preocupados com o amanhã de seus alunos, funcionários e clientes, desenvolvendo um trabalho específico e de grande relevância para o presente e futuro dos mesmos.
Ter uma vida financeira saudável trás diversos benefícios. Para a busca de melhor qualidade de vida é fundamental entender a importância de alcançar a saúde financeira. Manter as finanças saudáveis não significa ter um salário altíssimo. Seu equilíbrio financeiro está relacionado a quanto se gasta e não quanto se ganha. Enfim, ganhar X e gastar X+1 a conta no final do mês não irá fechar.
O primeiro passo é mudar o jeito como você percebe sua saúde financeira, assumindo mudanças necessárias para ter uma vida material regrada. Esse assunto não é mais apenas para investidores, mas para todos que querem ter suas finanças saudáveis. Apreendendo a poupar e investir da maneira apropriada, com segurança e garantindo um futuro econômico estável para você e sua família
Um clássico exemplo que acontece todos os dias com boa parte da população é o círculo vicioso das contas a pagar serem maiores que os ganhos. Quando o que se ganha não cobre o que se gasta começa um círculo vicioso, muitas vezes perigoso e de difícil recuperação.
Quando chega o salário é importante separar ao menos 15% para quitar dívidas atrasadas se houver, de 10% a 20% para investir e o restante para gastos fixos e variáveis. Dessa forma fica mais fácil se engajar e mudar a forma como você gerência suas finanças.
O ideal a fazer, é sempre buscar viver dentro de suas possibilidades evitando as “pressões” que direta ou indiretamente a sociedade, redes sociais, imprensa e muitas vezes os próprios ciclos de amizade exercem.