Foi deflagrada a Operação “Metástase”, conjunta das Polícias Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal de Chapecó na última sexta (2), que é o resultado de investigações capitaneadas pela DIC-Fron de Chapecó. Uma organização criminosa que realizava tráfico de drogas (cocaína) no Bairro São Pedro foi monitorada e identificados seus integrantes, dos quais a grande maioria pertenciam a mesma família. A ação policial que se estendeu durante o fim de semana a fim de cumprir todos mandados de prisão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Chapecó (total de 17) apresentou os seguintes resultados:
– 18 pessoas presas (15 preventivamente e 3 em flagrante delito) pelo crime de tráfico de drogas;
– 3 adolescentes apreendidos;
– 1 arma de fogo e munições apreendidas;
– 2 veículos apreendidos;
– Mais de R$ 35 mil apreendidos provenientes do tráfico de drogas;
– Drogas apreendidas (maconha e cocaína).
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Chapecó, mais precisamente na região do Bairro São Pedro, a operação realizada na sexta (2) foi coordenada pela Divisão de Repressão a Entorpecentes da DIC/Fron.
A operação policial recebeu este nome tendo em vista que metástase, em resumo, trata-se de células malignas que a partir de um ponto primário, criam vias de disseminação, espalhando-se pelo organismo.
A Organização Criminosa alvo da operação policial tinha como uma das mentoras da atividade de traficância de cocaína no Bairro São Pedro a matriarca da família, após a identificação dessa mulher de 58 anos apurou-se que vários descendentes teriam sido recrutados para participarem da atividade ilícita. Identificou-se a participação de filhos, genros e até netos da matriarca envolvidos no tráfico de drogas, entre outras pessoas que não possuíam grau de parentesco.
A investigação que durou seis meses foi capitaneada pela DIC-Fron de Chapecó, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal na busca de informações. Agentes policias da DIC monitoraram a organização criminosa por diversos dias onde observou-se que tratava-se de um “drive thru” da cocaína que funcionava mais precisamente na Rua São Thomás de Aquino.
A traficância era realizada durante a luz do dia, onde usuários procuravam a droga e eram atendidos pelos operadores da organização, que contava com uma rede de apoio identificados como “olheiros” os quais ficavam em pontos estratégicos e tinham como função anunciar a aproximação de qualquer viatura policial. A organização ainda era beneficiada por proprietários das residências próximas pra onde os criminosos fugiam e escondiam as drogas quando eram alertados pelos “olheiros”, dinâmica que dificultava a atividade policial naquela região.
Durante o período de investigação foi produzido vasto material probatório contra organização criminosa, o qual serviu de base para representação de medidas cautelares pelo Delegado de Polícia responsável pelo caso. Após célere análise do Ministério Público e Poder Judiciário (2ª Vara Criminal) de Chapecó as medidas foram deferidas.
Durante a operação foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão preventiva e 03 de internação de adolescentes. Outras 03 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Foram apreendidos vários documentos que serão analisados pela equipe de investigação, também, foram apreendidas quantidade variada de drogas, arma e veículos.Entre os entorpecentes havia maconha e cocaína. Foram encontrados balança de precisão, material para embalagem dos entorpecentes e dinheiro.
A operação processe durante o dia hoje para o cumprimento de outros mandados de prisão de pessoas que não foram localizadas no início da manhã.
Participaram da ação, Policiais Civis das Delegacias Regionais de Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Maravilha, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Saer-Fron, Núcleo de Operações com Cães, Setor de Operações da Difron, Caoagro e Operação Horus. A Operação também contou com a participação de Policiais Militares do 2º Batalhão da Polícia Militar de Chapecó e Guarda Municipal.