Incentivar os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e ajudar a avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho. Com essa proposta o município de Galvão, no oeste catarinense, realizou nesta semana reunião on-line de alinhamento para execução das ações voltadas à educação empreendedora. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Em Galvão será realizado o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) de maneira on-line e mais quatro oficinas: Laboratório de Ideias; Viagem ao Mundo do Empreendedorismo; Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro e Projeto de Vida. As atividades estão previstas para iniciarem no mês de agosto com os 320 estudantes da Escola Municipal Arnaldo Francisco dos Santos. Para o prefeito, Admir Edi Dalla Cort, essas ações voltadas à educação empreendedora farão a diferença nessa geração. “Estamos muito entusiasmados com as propostas, que contribuirão para a construção de uma visão de futuro nos alunos participantes”, antecipou.
De acordo com a gestora do Programa Educação Empreendedora para o Cidade, Simone Amorim Pereira Cabral, as metodologias foram pensadas para envolver os alunos com atividades lúdicas e respeitando cada fase de aprendizagem. “O JEPP, por exemplo, é um programa robusto que trabalha as competências empreendedoras para que o participante seja sensibilizado para fazer parte de um negócio ou para ter a sua empresa, além de promover reflexões sobre projetos de vida”, explicou. Ao todo são nove livros, um para cada ano: o mundo das ervas aromáticas, temperos naturais, oficina de brinquedos ecológicos, locadora de produtos, sabores e cores, ecopapelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social e novas ideias, grandes negócios.
Para execução do JEPP os 34 professores da rede municipal serão capacitados para aplicar a metodologia com os estudantes. Os próximos passos compreendem palestra de sensibilização para os professores com explicação sobre cada solução da educação empreendedora e a elaboração do plano de ação com definição do cronograma de atividades. Auxiliarão nos trabalhos a consultora de apoio técnico Ida Luciana Martins Noriler e o consultor articulador de educação empreendedora Milton Barcello.
Oficinas de educação empreendedora
As quatro oficinas escolhidas pelo município podem ser realizadas na modalidade presencial ou on-line, com a participação de 15 a 30 estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e carga horária de quatro horas.
Segundo Ida, na oficina Laboratório de Ideias a ênfase é a importância de novas ideias no contexto da inovação e na busca de soluções para novos ou velhos problemas ou para criar negócios diferenciados. Na Viagem ao Mundo do Empreendedorismo o objetivo é apresentar os principais conceitos referentes ao universo do empreendedorismo e para que os estudantes conheçam as atividades empreendedoras por meio de atividades que relacionem teoria e prática.
Na oficina Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro, de acordo com a consultora, são abordadas as possibilidades de atuação tanto pessoal quanto profissional, no contexto da atual sociedade digital, além de identificar novas profissões que surgem para atender às demandas de empregabilidade do presente e do futuro. Ida explicou que no Projeto de vida o objetivo é apresentar a importância da gestão do tempo, por meio do método GTD (Getting Things Done – fazer (ou fazendo) as coisas acontecerem), e da construção de um projeto de vida, utilizando a Metodologia Effectuation. MB Comunicação