Destaque

Governo de SC libera R$ 1,2 milhão para projetos de Economia Solidária

O Governo de Santa Catarina aprovou neste mês de setembro a liberação de R$ 1,2 milhão para 11 projetos voltados à promoção, organização e fomento da Economia Solidária. O recurso, liberado pelo governador Jorginho Mello, vai beneficiar entidades, associações, fundações e cooperativas que desempenham trabalho em defesa da Economia Solidária em todas as regiões de Santa Catarina.

A Economia Solidária é caracterizada por iniciativas coletivas, comunitárias e associativas que reúnem trabalhadores por meio de organização própria e autogestão. Nesse sentido, o apoio do Governo do Estado à Economia Solidária visa contribuir para a geração de emprego e renda, promover desenvolvimento econômico e social e estimular a redução de desigualdades.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, afirma que a liberação do recurso é um estímulo à geração de emprego assim como da renda. “Essas entidades beneficiadas abrangem diversos setores, como por exemplo o artesanato, alimentação e reciclagem, além de envolver trabalhadores do campo e da cidade. Portanto, o apoio do Governo do Estado é um incentivo para ampliar este trabalho e gerar mais valor e oportunidade”, garante.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

Recurso vai beneficiar entidades com projetos de Economia Solidária

Assim, foram contemplados 10 projetos de fomento e um de estudo e mapeamento da Economia Solidária em Santa Catarina. “A liberação dos recursos está em linha com a Política Estadual de Economia Solidária de Santa Catarina e representa um importante incentivo a essas entidades, fortalecendo o trabalho associado e cooperativo, por exemplo, e beneficiando milhares de trabalhadores catarinenses”, disse Fabiana Lopes Ribeiro, secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES).

Os projetos de fomento destinarão os recursos para ações como realização de feiras e mostras, formação de profissionais, reformas de estruturas físicas bem como a criação de plataformas digitais para venda de produtos, entre outras iniciativas.

Já o projeto de mapeamento busca identificar os empreendimentos e instituições de apoio à Economia Solidária em Santa Catarina, tanto em meio urbano quanto rural. O objetivo é atualizar o banco de dados já existente sobre a Economia Solidária, bem como incluir os novos empreendimentos.

Entidades contempladas no edital de fomento:

-Associação das Artesãs e Culinaristas de Joinville (Artculle) – Joinville
-Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Horizonte (Cooperal) – Novo Horizonte
-Centro Público de Economia Solidária de Blumenau e Região (Vitrine Ecosol) – Blumenau
-Associação Pró-CREP (Reciclar, Educar e Preservar) – Palhoça
-Centro Público de Economia Solidária de Itajaí – Itajaí
-Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva – Chapecó
-Fundação Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) – Rio do Sul
-Fundação Educacional de Criciúma – Criciúma
-Ação Social Arquidiocesana – Florianópolis
-Associação Cultural Matakiterani – Lages

Entidade contemplada no edital de mapeamento:

-Fundação Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi)

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios