Nesta terça (29), o grupo de trabalho de coordenação de ações de enfrentamento da dengue da Administração Municipal de Concórdia (SC) se reuniu na sede regional da Defesa Civil, para observar o cenário da doença e avaliar os números que tivemos ao longo do ano. Com a chegada do verão a preocupação aumenta, pois apesar do município apresentar estabilidade no número de notificações, não passando de 3 ocorrências por semana há mais de cinco meses, a intenção é manter este número baixo mesmo na temporada de calor.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Foram apresentados dados no âmbito estadual, regional e municipal, pela Vigilância Epidemiológica da regional de saúde de Concórdia. 2022 foi um ano marcado pelo número expressivo de casos em Santa Catarina, cerca de 83 mil, com registro de 90 óbitos, um recorde no Estado. Em Concórdia, as notificações foram intensas a partir de janeiro, com o pico registrado no mês de abril, totalizando até o momento mais de 5 mil casos positivos da doença, número que pode ser considerado baixo, em relação às projeções que apontavam até 20 mil infectados, conforme o perfil de transmissão observado pela Vigilância Epidemiológica.
A Administração Municipal, juntamente com as forças de segurança e entidades da sociedade de civil, atuou para o enfrentamento da doença e não deixou de fazer o trabalho preventivo mesmo na temporada de inverno, com a baixa dos casos. E intenção da reunião de hoje é garantir a continuidade dessas ações. “O objetivo é manter a conscientização e fazer o trabalho educativo para que não sejamos pegos de surpresa com um pico de casos, que pode sobrecarregar o sistema de saúde, aumentando o risco da doença”, esclarece o diretor da Secretaria de Saúde, Leandro Zorzan.