Geral

Implantado o Centro de Atendimento aos Imigrantes Venezuelanos em Concórdia SC.

Desde o último dia 30 já está em funcionamento o Centro de Atendimento aos Imigrantes Venezuelanos.

O espaço foi implantado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do plano de ação, aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, que tem como objetivo ofertar acolhida digna, com benefícios eventuais, serviços, programas e projetos sociais, encaminhamentos e orientações aos Imigrantes Venezuelanos, em situação de vulnerabilidade em Concórdia SC.

O serviço faz parte do acordo humanitário entre Brasil e Venezuela, para acolher os imigrantes daquela nacionalidade.

Conforme explica o secretário da pasta, Jaime Bernardi, o Centro de Atendimento, que fica na rua Frederico Bertussi, 122, bairro Imigrantes, conta com assistente social, intérprete bilíngue, psicóloga e monitores.

Além de abrigo e alimentação, os imigrantes recebem orientações sobre regularização de documentos, vagas de emprego e ainda realizam cursos, como língua portuguesa e também profissionalizantes ( auxiliar de eletricidade, mecânica básica, camareira e garçons) custeados pelo município e ofertados pelo sistema S – Senai, Senac e Fabet.

Concórdia registra a presença de imigrantes de mais de 20 nacionalidades.

Muitos chegam ao município em busca de emprego para garantir uma vida melhor tanto para quem está aqui, quanto para os familiares que ficaram em seus países de origem.

As principais dificuldades são conseguir a documentação necessária, habitação e emprego formal.

No caso dos venezuelanos, o Centro de Atendimento é uma alternativa para que as indivíduos e até famílias possam se abrigar e ter acesso aos outros serviços.

Casa de Passagem

Jaime Bernardi esclarece que o município conta também com a Casa de Passagem, localizada no bairro Itaíba, atrás da Secretaria de Educação, para acolhimento provisório de pessoas em vulnerabilidade, que são encaminhadas por técnicos da abordagem social. São casos por exemplo de moradores de rua, pessoas de passagem pelo município, situações de medidas protetivas, entre outros, previamente avaliados pelos técnicos.

Fonte Assessoria de Imprensa Prefeitura de Concórdia SC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios