A Operação Proclamação da República da Polícia Rodoviária Federal inicia nesta quinta (14), e prossegue até a meia-noite de domingo (17). De acordo com a PRF, o trabalho dos agentes terá ênfase na segurança e fluidez do trânsito.
No ano passado o feriado caiu numa quinta-feira. Nos quatro dias da operação, ocorreram 98 acidentes, com um saldo de 113 feridos e 5 mortos. Os policiais rodoviários federais vão realizar barreiras para a fiscalização da direção sob o efeito de álcool em diversos pontos do Estado.
Haverá restrição de trânsito para veículos com excesso de dimensões nesta quinta, das 16h às 22. Na sexta (15), a proibição ocorre das 6h às 12h. No domingo, os veículos com essa característica não poderão circular das 16h às 22h.
O maior movimento esperado é no domingo, entre a tarde e o início da noite, quando termina o feriadão e ocorre a volta para casa. Considerando que este é o único feriadão deste segundo semestre, há uma expectativa de um grande movimento, principalmente em direção ao litoral.
A PRF recomenda que os motoristas usem o cinto de segurança, respeitem os limites de velocidade, não usem o celular enquanto estiverem dirigindo e mantenham os faróis dos veículos acesos. Os agentes pedem, ainda, que os condutores não bebam antes de dirigir. (Fonte PRF).