Destaque

José Mauro Coelho toma posse na Petrobras e promete “desenvestimento”

O novo presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, não falou em mudanças na política de preços de combustíveis ao tomar posse do cargo, na tarde desta quinta (14). Para ele, a manutenção da paridade com o mercado internacional é “necessária” para o país. “A prática de preços de mercado é condição necessária para criação de um ambiente de negócios competitivos, para a atração de investimentos, para ampliação da infraestrutura do país e para a garantia do abastecimento”, discursou ele.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

O novo executivo-chefe da companhia prometeu, porém, “dar continuidade ao processo da promoção da concorrência no refino e no abastecimento” e, para isso, fazer “desenvestimentos” no setor.

Prometeu ainda, numa resposta indireta à crise que derrubou seu antecessor, o general Joaquim Silva e Luna, “maior integração com o Congresso, com o Executivo Federal e com os Poderes Executivo e Legislativo dos estados”, ou seja, “uma Petrobras que trabalhará mais para fora”, o que incluiu mudanças na política de comunicação.

“Farei uma gestão que valorizará o aperfeiçoamento da comunicação, principalmente o aperfeiçoamento da comunicação externa. Buscaremos maior interação com a sociedade. Temos que entender a importância que essa empresa tem para os brasileiros”, disse Ferreira Coelho.

O novo executivo elogiou, em seu discurso, o tipo de gestão feito após os governo petistas, que alinhou o preço dos combustíveis no Brasil ao do mercado internacional, abrindo mão de controle artificial.

“Em 2014, a dívida bruta da Petrobras era de R$ 160 bilhões. Hoje, inferior a R$ 60 bilhões, o que abre espaço para investimentos”, discursou ele.

José Mauro Coelho se compromissou ainda a seguir o plano estratégico em curso na companhia, que vai até 2026. “Essa Petrobras mais forte e valorizada traz maior retorno para o seu acionista e para a sociedade brasileira. São mais dividendos pagos para a União e mais tributos pagos a estados e municípios, que levam a a uma maior arrecadação desses entes federativos, em benefício do cidadão brasileiro”.

A posse de Coelho contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e dos demais executivos da companhia. Apesar de não haver mais essa obrigação no Rio de Janeiro, sede da empresa, todos usaram máscaras, tirando-as só para discursar.

Ele substitui no cargo o general Joaquim Silva e Luna, que caiu após atritos com o governo de Jair Bolsonaro (PL) em meio ao aumento do preço dos combustíveis, acompanhando a alta no mercado internacional, que foi causada, principalmente, pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

O novo executivo-chefe da petroleira já foi presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, até outubro de 2021.

Graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi ainda oficial de artilharia do Exército entre 1983 e 1991. Do R7

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios