Destaque

Jovens do Novos Caminhos participam de oficinas de preparação para o mercado de trabalho

Quinze jovens participaram, em setembro e outubro, de seis oficinas oferecidas pelo programa Novos Caminhos – iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) – em parceria com o Sebrae/SC. Os temas abordados foram projeto de vida, viagem ao mundo do empreendedorismo, laboratório de ideias, relações humanas e empreendedorismo digital. Os assuntos foram ministrados pela consultora do Sebrae/SC Odilene Ozelame. No último encontro, o consultor do Sebrae/SC Valdir Airton Ramthum falou sobre comunicação e marketing.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

Nesta semana, no encerramento das oficinas, os jovens receberam os certificados. O gerente executivo do Sesi, Senai e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, ressaltou a importância da iniciativa. “Os temas das oficinas são atuais e relevantes para o mercado de trabalho. Ao participar dessas capacitações, os jovens estarão mais preparados para o futuro, para ter uma profissão, empreender e conquistar seus sonhos. É um diferencial que contribuirá no momento de uma contratação”, frisou.

Odilene relatou que todos os adolescentes receberam apostilas e, além das aulas teóricas, participaram de dinâmicas e vivências que buscaram inovação, criatividade e integração. “A intenção foi mostrar as oportunidades que existem para que eles busquem crescimento e inserção no mercado de trabalho, além de enfatizar a importância do comprometimento, da ousadia e da inovação, estimulando que eles criem metas, sonhos e projetos para serem implantados no dia a dia e ao longo da vida.”

A importância da comunicação na vida pessoal e profissional foi destacada por Ramthum. “A oficina abordou a importância do marketing nas empresas, mas também no aspecto pessoal. São jovens que estão entrando no mercado de trabalho, e o objetivo foi mostrar oportunidades e como eles têm que tratar sua imagem pessoal, seus comportamentos, como divulgam suas habilidades e seus conhecimentos.”

Para uma das estudantes, participar das oficinas foi importante. “Sabemos que outros jovens não têm essa oportunidade e por isso me sinto honrada. O curso foi gratificante, saio dele com o pensamento diferente. Agora não penso mais o que vou fazer hoje, mas o que vou fazer amanhã e o que posso melhorar para o futuro”, relatou.

A secretária de Assistência Social e Habitação de Nova Itaberaba, Criscieli Bianchi, salientou que esse trabalho é fundamental para os jovens. “Três adolescentes do Programa Abrigo Domiciliar participaram das oficinas e isso fará diferença para o futuro deles. É importante os gestores terem esse olhar, pois para todos o mercado de trabalho está difícil, e inserir os jovens nesses cursos faz toda a diferença.”

A coordenadora da Casa Lar Novos Passos – que atende a comarca de Coronel Freitas –, Glaucia Smaniotto, destacou que a equipe valoriza esses momentos. Ela também participou das oficinas com o objetivo de adquirir mais experiência e conhecimento para dar suporte aos adolescentes que não tiveram a mesma oportunidade. “Sempre aprendemos e temos o que ensinar. Essa parceria é fundamental e com certeza continuaremos participando.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios