O 15 de novembro, dia da Proclamação da República, é marcado por inúmeras manifestações Brasil afora. Milhares de brasileiros protestam contra o resultado das eleições de 2022 em diversas regiões do país. Segundo reportagem da Jovem Pan News no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Curitiba, Paraná, Salvador e Mato Grosso do Sul ocorrem atos.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Os manifestantes se reúnem em acampamentos próximos à bases militares. O Quartel General do Exército Brasileiro, o Círculo Militar, na região do Ibirapuera, o Comando Militar do Leste, possuem a maior concentração de pessoas, que pedem intervenção federal e o apoio das Forças Armadas.
Em nota, nesta segunda (14), o Exército Brasileiro reafirmou seu compromisso irrestrito e inabalável com o povo, a democracia e com a harmonia política e social do Brasil.
“A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito. Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação. (…) A construção da verdadeira Democracia pressupõe o culto à tolerância, à ordem e à paz social”.
Em diversas outras cidades do interior do Brasil foram realizados atos semelhantes por conta da insatisfação com o cerceamento da liberdade de expressão. Da Jovem Pan News