O agronegócio brasileiro não parou durante a pandemia. Sua força para o País e para o mundo ficou ainda mais evidente nos números recordes de exportação neste ano. Esse tema estará em evidência no webinar “O mercado mundial da carne”, na sexta (16), às 11h. O tema será abordado pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, com mediação do jornalista Marcos Bedin. O bate-papo é promovido pela Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) e a transmissão será ao vivo pelo canal oficial da Mercoagro no Youtube.
Em mais de seis décadas, a agroindústria brasileira vem desenvolvendo um produto de alta qualidade no mercado mundial. “Em meio à forte tempestade que vivenciamos em 2020, ficou provado, de forma incontestável, o valor do agro brasileiro para o país e para o mundo. Por um lado, garantiu oferta de alimentos para os brasileiros, além de apoiar a segurança alimentar de nações nos cinco continentes. Por outro, foi um dos raros setores que ampliaram a oferta de empregos em plena crise, como ocorreu com a avicultura e a suinocultura. O Brasil é um país urbano, mas sua força maior está no campo”, enfatiza Santin.
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O gerente do projeto Mercoagro, Nadir José Cervelin, assinala que o webinar trará um tema atual e de relevância para o público da feira, especialmente para expositores e futuros visitantes. “Além da exposição-feira em si, que apresenta inovações e novidades do mercado mundial da carne, a feira oferece uma extensa programação científica que constitui-se em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores. Agora, também disponibilizará uma série de webinars que possibilitarão disseminar conhecimentos, iniciando com a explanação do presidente da ABPA”.
Sobre Ricardo Santin
Natural de Marau, Ricardo Santin é formado em Direito, especialista em Processo Civil e mestre em Ciências Políticas. Atuou como advogado e professor universitário. Entre 1994 e 1997, ocupou o cargo de chefe de gabinete da Companhia Nacional de Abastecimento. Em seguida, foi assessor do ministro Francisco Turra no Ministério da Agricultura, presidente do Conselho de Administração da CEAGESP e membro do Conselho de Administração da CEASA-MG.
Voltou ao Rio Grande do Sul e, entre outras experiências, foi assessor no Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A partir de 2008, passou a integrar a Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF). No início acumulava as funções de diretor-executivo e diretor de mercado da instituição que veio a se transformar, anos depois, na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Santin teve participação decisiva nos avanços dos setores de aves e suínos nos últimos 12 anos. Como diretor de mercados e diretor-executivo da ABPA, visitou dezenas países em busca de novas oportunidades para as exportações brasileiras. Esteve à frente das ações internacionais e de mercado interno durante a gestão de Francisco Turra na associação. Ele liderou o setor durante a greve dos caminhoneiros, em 2018, e foi o idealizador da estratégia setorial de fortalecimento das exportações.
Ricardo Santin assumiu a presidência da ABPA no dia 19 de agosto. Ao lado de Turra, está há 12 anos na associação e nesse período adquiriu grande reconhecimento do setor e foi um dos grandes responsáveis pela conquista de novos mercados e crescimento no número de negócios. Ele acumula a função de presidente da ABPA com a vice-presidência do International Poultry Council (IPC) e, ainda, os cargos de presidente no Instituto Ovos Brasil e na Câmara Setorial de Aves e de Suínos do Ministério da Agricultura.
Sobre a ABPA
A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do País, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos
Mercoagro
A 13ª Mercoagro está programada para o período de 16 a 19 de março de 2021, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Contará com 231 estandes, mais de 400 marcas representadas, entre 15 mil e 20 mil visitantes/compradores e previsão de negócios de US$ 200 milhões de dólares.
A feira é promovida e organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com patrocínio da Aurora Alimentos, BRDE, Unimed Chapecó e Sicredi, parceria da Prefeitura de Chapecó e apoio do Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa, Sincravesc, Asgav/Ovos RS, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Sebrae, Safetrading e Sicoob. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. Mídia oficial: revistas Agro & Negócios, Frigonews e Mais Carne. (MB Comunicação).
Mais informações no site www.mercoagro.com.br.