Destaque

Metade do lote de vacinas segue nesta segunda para os municípios de SC

A Secretaria de Estado da Saúde começa a enviar nesta segunda (8) cerca de 42,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para as 17 Regionais de Saúde de Santa Catarina. O repasse do restante ocorrerá dentro de duas a quatro semanas, o intervalo indicado entre a primeira e a segunda dose.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Neste domingo (7), mais 85 mil doses do imunizante Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, desembarcaram no aeroporto de Florianópolis. Esta foi a quarta remessa enviada ao Estado desde o dia 18 de janeiro, totalizando 298,1 mil unidades até o momento.

As doses foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, na Grande Florianópolis e, com o apoio das forças de segurança, seguem para todos os 295 municípios catarinenses.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a ideia é dar início à vacinação de idosos com 90 anos ou mais, além de continuar a vacinação dos trabalhadores de saúde. Motta Ribeiro esclarece que os trabalhadores da saúde e demais grupos continuarão sendo vacinados mesmo com o início de uma nova etapa, mas a prioridade nesse momento é a vacinação imediata de todos os idosos acima de 90.

“A recomendação é que os municípios iniciem a vacinação dos idosos imediatamente após o recebimento dessas doses e que seja dada prioridade a este público. Nosso objetivo é conseguir vacinar toda essa população, que é altamente vulnerável e que precisa ser protegida, até o fim da próxima semana”, ressaltou o secretário.

Primeira etapa segue

Os municípios que ainda não finalizaram a primeira etapa vão continuar vacinando, dentro do limite de doses que o Estado recebeu até o momento, até que todos os trabalhadores de saúde sejam contemplados.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Santa a partir dos dados informados pelos municípios, o público-alvo da próxima etapa de vacinação contra a Covid-19 – os idosos com 90 anos ou mais – é de 34.496 pessoas.

Doses recebidas

Santa Catarina já havia recebido um total de 213.140 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Agora, com a quarta remessa, chega a 298.140 doses recebidas. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao Estado nesta ordem:

  • 18.01.2021 – 144.040 doses Butantan/Coronavac – Distribuída: (D1: 19/01 e D2: 02/02)
  • 24.01.2021 – 47.500 doses Oxford/Astrazeneca – Distribuída: (D1: 25/01)
  • 25.01.2021 – 21.600 doses Butantan/Coronavac – Distribuída: metade: 10.800 (D1: 02/02)
  • 07.02.2021 – 85.000 doses Butantan/Coronavac – Distribuída: metade: 42.500 (D1: 08/02)

D1: Primeira Dose
D2: Segunda Dose

89 mil pessoas receberam a vacina

No total, o estado aplicou, desde o início da campanha, no dia 18 de janeiro, um total de 89.162 doses da vacina nos seguintes grupos prioritários: trabalhadores da saúde (78.056), pessoas idosas institucionalizadas (6.992), pessoas com deficiência institucionalizadas (286) e população indígena (3.828). Pelo Estado

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios