Duas mulheres com dívidas foram pedir um empréstimo, mas era um golpe, e o prejuízo ficou ainda maior. Uma delas perdeu cerca de R$ 9 mil e a outra, R$ 2 mil.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Os golpistas se apresentavam como advogados da financeira Moneysim Crédito Online. O Banco Central afirmou que a empresa não consta na relação de instituições autorizadas. As mulheres encontraram a proposta pela internet e se interessaram pelas boas taxas do contrato.
“Entrei em contato com eles, eles me retornaram. Mandaram os valores ali que eu poderia pegar de empréstimo e, depois de tudo feito, falaram que tinha sido aprovado”, conta uma vítima.
“Passavam credibilidade porque usavam carteirinha de advogado”, descreve a outra. “Me abalou psicologicamente, mentalmente, eu entrei em depressão. Desde janeiro minha vida não é mais a mesma.”
O caso foi registrado pelas 56ª DP (Comendador Soares) e 64ª DP (São João de Meriti) como crime de estelionato.
O advogado Alexandre Mattos, especialista em crimes de internet, orienta a procurar informações na internet sobre as empresas, desconfiar de ofertas “muito generosas” e prestar atenção no pagamento de taxas.
“Geralmente, os bancos cobram, sim, uma taxa de administração, mas o próprio banco, a própria instituição vai fazer esse débito junto com o seu empréstimo. Dificilmente, ele vai te emitir um boleto, para você pagar e depois ter acesso àquele empréstimo”, afirma.
O Banco Central ainda fez orientações à população:
– Não fazer pagamento antecipado ao pegar empréstimos;
– Desconfiar de ofertas abaixo do mercado ou sem exigências comuns em outros bancos;
– Olhar no site oficial do Banco Central se a instituição é autorizada, regulada e supervisionada.
Do G1/RJ1